Terça-feira, Junho 25, 2024
Terça-feira, Junho 25, 2024

José Aurélio desenhou moeda comemorativa do Armistício

Data:

Partilhar artigo:

No âmbito das comemorações do centenário do Armistício da I Grande Guerra, o escultor José Aurélio apresentou a sua mais recente criação – a moeda de cinco euros designada de ‘Centenário do Armistício’. 

No âmbito das comemorações do centenário do Armistício da I Grande Guerra, o escultor José Aurélio apresentou a sua mais recente criação – a moeda de cinco euros designada de ‘Centenário do Armistício’. A apresentação da peça, que visa “homeagear os 50 milhões de soldados, de várias nacionalidades, que perderam a vida nos campos de batalha”,  decorreu no Armazém da Artes.

Para José Aurélio, esta criação não é apenas mais um trabalho, mas sim a tentativa de “uma homenagem aos 160 mil portugueses que estiveram em frentes de guerra”. O escultor, agraciado em 2016 pelo Presidente da Républica de Portugal, com a Ordem do Infante – Grau de Comendador, confessou um “enome respeito” por todos os homens que combateram ao lados dos Aliados. 

Região de Cister - Assine Já!

A moeda comemorativa foi cunhada pela Casa da Moeda e figura no anverso o escudo de armas com a legenda ‘Portugal’ e ‘INCM 2018’, bem como a indicação do autor. 

No reverso da moeda, o campo central apresenta a reprodução de uma papoila, que, segundo o escultor, “simboliza o renascimento”. A estilização da moeda completa-se com a legenda ‘Armistício’ e a hora e data do cessar-fogo ‘11.11.11.1918’. 

Em 2016, José Aurélio criou a moeda de dois euros comemorativa dos 50 anos da Ponte 25 de Abril.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Construção de nova ponte do Rio da Areia está (finalmente) no terreno

Há dois anos e meio que não há forma de atravessar o Rio da Areia, em Valado dos...

Lucas Ribeiro viverá primeira aventura no andebol espanhol

O Atlético Valladolid é o novo clube do pataiense Lucas Ribeiro, ele que deixa o Póvoa AC, da...

Ausência de candidaturas motiva comissão admistrativa nos Bombeiros da Benedita

Estava marcada para a passada sexta-feira uma assembleia geral para a eleição de uma nova Direção da Associação...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!