Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

José Aurélio desenhou moeda comemorativa do Armistício

Data:

Partilhar artigo:

No âmbito das comemorações do centenário do Armistício da I Grande Guerra, o escultor José Aurélio apresentou a sua mais recente criação – a moeda de cinco euros designada de ‘Centenário do Armistício’. 

No âmbito das comemorações do centenário do Armistício da I Grande Guerra, o escultor José Aurélio apresentou a sua mais recente criação – a moeda de cinco euros designada de ‘Centenário do Armistício’. A apresentação da peça, que visa “homeagear os 50 milhões de soldados, de várias nacionalidades, que perderam a vida nos campos de batalha”,  decorreu no Armazém da Artes.

Para José Aurélio, esta criação não é apenas mais um trabalho, mas sim a tentativa de “uma homenagem aos 160 mil portugueses que estiveram em frentes de guerra”. O escultor, agraciado em 2016 pelo Presidente da Républica de Portugal, com a Ordem do Infante – Grau de Comendador, confessou um “enome respeito” por todos os homens que combateram ao lados dos Aliados. 

Região de Cister - Assine já!

A moeda comemorativa foi cunhada pela Casa da Moeda e figura no anverso o escudo de armas com a legenda ‘Portugal’ e ‘INCM 2018’, bem como a indicação do autor. 

No reverso da moeda, o campo central apresenta a reprodução de uma papoila, que, segundo o escultor, “simboliza o renascimento”. A estilização da moeda completa-se com a legenda ‘Armistício’ e a hora e data do cessar-fogo ‘11.11.11.1918’. 

Em 2016, José Aurélio criou a moeda de dois euros comemorativa dos 50 anos da Ponte 25 de Abril.

 

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

Funcionamento do Ascensor é retomado esta sexta-feira após mais de um ano de paragem

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garantiu, no passado dia 25 (segunda-feira), que o funcionamento do Ascensor da...

Freguesia de Turquel volta a celebrar Auto do Descimento e Procissão do Senhor Morto

A noite desta sexta-feira vai ser especial em Turquel, com a realização do Auto do Descimento e da...

Região de luto pela morte de Luís Tropa

O desporto regional está de luto pelo falecimento de Luís Batista, mais conhecido por Tropa, esta quarta-feira, aos...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!