Quarta-feira, Dezembro 3, 2025
Quarta-feira, Dezembro 3, 2025

GNR detém duas pessoas por pesca ilegal de meixão

Data:

Partilhar artigo:

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, deteve, esta terça-feira, um homem e uma mulher, de 51 e 55 anos, por pesca ilegal de meixão, na Foz do Rio Alcoa em Famalicão, no concelho de Nazaré.

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, deteve, esta terça-feira, um homem e uma mulher, de 51 e 55 anos, por pesca ilegal de meixão, na Foz do Rio Alcoa em Famalicão, no concelho de Nazaré.

No âmbito de uma ação de fiscalização à captura ilegal de meixão, os militares detetaram, “em flagrante delito”, os suspeitos a procederem à pesca desta espécie através do manuseamento de uma arte de pesca, denominada por “capinete”, informou a GNR.

Região de Cister - Assine já!

Desta ação resultou a apreensão de duas artes de pesca e de 230 gramas de meixão, que correspondem a mais de mil espécimes, com um valor estimado de 115 euros no mercado nacional, podendo, no mercado final (países Europeus e Asiáticos), atingir o valor de mais de 1.725 euros. 

O meixão apreendido, por ainda se encontrar vivo, foi devolvido ao rio. Os suspeitos, já reincidentes, foram constituídos arguidos e sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência.

A enguia europeia (anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução no número de efetivos em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie, esclarece a GNR em comunicado.

AD Footer

Primeira Página

Artigos Relacionados

S.A. Marionetas recuperam novo título do teatro tradicional Dom Roberto

A S.A.Marionetas assinala a estreia da peça “O Marquês de Pombal e os Jesuítas”, no Armazém das Artes,...

Ministro da Educação realça importância dos CTE para futuro da educação em Alcobaça

A Escola Secundária D. Inês de Castro (Esdica), em Alcobaça, assinalou um marco importante da escola-sede do Agrupamento...

Executivo da Junta de Turquel formado após acordo entre PSD e Chega

Um acordo entre o PSD e o Chega permitiu viabilizar o executivo para a Junta de Turquel na...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!