Sábado, Junho 14, 2025
Sábado, Junho 14, 2025

YouTuber propõe criação de brinquedos n’O Livro das Engenhocas

Data:

Partilhar artigo:

Radu Caraus, mais conhecido por Tubalatudo pelos internautas, tem ensinado a construir brinquedos no Youtube, onde tem mais de 2,5 milhões de subscritores e 400 milhões de visualizações nos seus três canais. Agora, o jovem moldavo, de 24 anos, que reside em Alcobaça desde os 9, lançou “O Livro das Engenhocas”, no qual ensina a fazer, ao pormenor, dez projetos com materiais de fácil acesso.

O livro, que inclui uma pasta com templates para fazer brinquedos, origamis e muitas brincadeiras, propõe momentos em família, entre miúdos e graúdos, para dar forma ao “avião tradicional” (o primeiro avião que aprendeu a fazer), à “estrela ninja” (inspirada nas Tartarugas Ninja), ao “avião SA-20” (o único de 20 que voou na perfeição), à “casa” (pelo gosto por aldeias antigas), ao “escudo”, ao “capacete”, ao “machado”, à “Formula1” (evolução de um carrinho  que fez no início da jornada como YouTuber), ao “Braço Biónico” (versão melhorada de um braço que criou para o Youtube) e à “Escavadora” (o trabalho mais difícil de todos). “Nos dias de hoje, ser criança é fácil.

Os mais pequenos querem aquele brinquedo, os ‘maiores’ dão”, considera Radu Caraus. “É mais fácil comprar o que já está pronto a usar, sem estimular o melhor de ser criança, ou seja, a criatividade e a imaginação”, acrescenta o jovem, que foi “obrigado a inventar” porque os pais não lhe podiam comprar os brinquedos. Uma vez que “já poucos se aventuram a fazer os seus brinquedos e preferem uma realidade virtual”, o “engenhocas” pôs-se a inventar e criou um livro para “estimular a criatividade dos mais pequenos” (ainda que os adultos também sejam convidados a folhear o livro).

Região de Cister - Assine Já!

“O Livro das Engenhocas” serve para “experimentar, inventar, ‘criativar’ e, quem sabe, formar futuros engenheiros”, nota o Youtuber, lembrando que os mais bem-sucedidos faziam os seus brinquedos.

Radu Caraus nasceu na Moldávia, numa família de classe média alta que acabou por ficar pobre porque a União Soviética desmoronou-se. “Os meus pais não se podiam dar ao luxo de comprar brinquedos e, tal como as outras crianças, tive de fazer os meus”, recorda o jovem. A escada de madeira com três metros, que lhe permitiu apanhar peras maduras, à revelia dos avós paternos, foi das primeiras “engenhocas” que criou. “O mundo fantástico das engenhocas espera por ti. Aventura-te!” é o desafio lançado pelo Youtuber, que agora também tem um livro. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Maria Amélia Cordeiro eterniza em livro memórias felizes da infância

Os rascunhos das memórias felizes da infância que Maria Amélia Cordeiro foi escrevendo em prosa e poesia ao...

Juno

Junho é o sexto mês do calendário gregoriano. Recebeu o seu nome em honra da deusa romana JUNO,...

Bombeiros da Benedita reforçam missão com novo posto de emergência

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Benedita (AHBVB) deu recentemente um passo marcante no reforço da capacidade...

Externato da Benedita conquista 2.º prémio em passatempo online

O Externato Cooperativo da Benedita (ECB) conquistou o 2.º prémio no passatempo online nacional “SOS Polinizadores – Constrói...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!