O Museu do Vinho de Alcobaça registou uma afluência de 10.602 visitantes durante o ano de 2018, atingindo um número recorde de visitantes desde a reabertura do museu ao público em 2013.
O Museu do Vinho de Alcobaça registou uma afluência de 10.602 visitantes durante o ano de 2018, atingindo um número recorde de visitantes desde a reabertura do museu ao público em 2013.
A autarquia justifica o recorde com a “fidelização de alguns operadores turísticos nacionais e internacionais de maior escala”. Só em grupos organizados registou-se um aumento de 75% em comparação com o ano de 2017. Também se dirigiram ao museu mais grupos de alunos (mais 13% do que no ano de 2017) e mais 4,5% de público que participou em eventos que decorreram dentro do próprio espaço. No que diz respeito aos eventos, o Museu do Vinho de Alcobaça disponibilizou o espaço para exposições, concertos, espetáculos de teatro, performance de dança contemporânea, workshops, tendo ainda integrado a programação de cinco festivais: Books&Movies, Cistermúsica, Manobras, Marionetas na Cidade e Gravíssimo.
Os números de 2018 representam 28% do total de visitantes desde a sua reabertura em julho de 2013. Relativamente ao ano de 2017, o espaço museológico aumentou o número de visitas em 46%.
O perfil dos visitantes, diferenciados a partir de 2013, divide-se em três tipos: turista nacional (70%), turista local (18%) e turista estrangeiro (12%), que no último ano aumentou a sua afluência ao local.