Terça-feira, Dezembro 5, 2023
Terça-feira, Dezembro 5, 2023

PJ recupera obra de arte do Mosteiro de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, localizou e apreendeu a peça pertencente ao espólio do Mosteiro de Alcobaça dada como desaparecida desde novembro de 2018.

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, localizou e apreendeu a peça pertencente ao espólio do Mosteiro de Alcobaça dada como desaparecida em novembro de 2018.

De acordo com um comunicado, a investigação concluiu que o “objeto de arte, com valor histórico e artístico havia sido subtraída por volta do ano de 2005 de um museu gerido pelo Mosteiro de Alcobaça, situado na cidade”. O museu em causa reúne o espólio Vieira Natividade, sendo que o acervo documental e bibliográfico se encontra na Biblioteca Municipal de Alcobaça.

Região de Cister - Assine Já!

Recorde-se que em novembro do ano anterior, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) foi notificada de uma investigação em curso no Departamento de Instrução e Ação Penal (DIAP) sobre o alegado desaparecimento da peça em gesso. Questionada pelo REGIÃO DE CISTER, durante o decorrer da investigação, a DGPC adiantou ter conhecimento do alegado desaparecimento “há cerca de duas décadas, em circunstâncias desconhecidas, de uma peça de escultura pertencente ao referido espólio”. 

A peça, agora recuperada, tem cerca um metro de diâmetro e é da autoria do escultor António Augusto da Costa Motta. Trata-se de uma cópia em gesso da roda da vida apresentada no túmulo do rei D. Pedro I, que faz parte do rol de doação da coleção Vieira Natividade, ao extinto Instituto Português do Património Cultural (IPPC) em 1991.  

 

 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Natação: Benedita Sport Club de Natação vence prova… em “casa”

O Benedita Sport Club de Natação esteve em plano de evidência a conquistar a edição de estreia do...

Patinagem: CRP Ribafria foi a melhor equipa do distrito na Taça de Portugal

A equipa de patinagem do CRP Ribafria foi a melhor representante da Associação de Patinagem de Leiria na...

Futsal: CS Évora aproveita derrota do CRP Ribafria para regressar à liderança da Divisão de Honra

O CS Évora venceu na visita ao reduto do Peniche AC (1-2), esta sexta-feira, e regressou à liderança...

Hóquei: Alcobacense elimina equipa do escalão acima e continua a sonhar na Taça de Portugal

A Alcobacense, que milita na 3.ª Divisão nacional, esteve em plano de destaque ao eliminar o HCP Grândola...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!