Sábado, Fevereiro 8, 2025
Sábado, Fevereiro 8, 2025

Nazaré entre os municípios que produzem mais resíduos urbanos

Data:

Partilhar artigo:

A Nazaré está entre os municípios que mais lixo produzem no País, com registos de 690 quilos por habitante. O número bem acima da média nacional (487 quilos) será explicado, em grande parte, pelo elevado número de turistas na vila.

A Nazaré está entre os municípios que mais lixo produzem no País, com registos de 690 quilos por habitante. O número bem acima da média nacional (487 quilos) será explicado, em grande parte, pelo elevado número de turistas na vila.

As estatísticas foram reveladas, no início deste ano, pelo Instituto Nacional de Estatística, tendo o Jornal de Negócios elaborado um artigo na semana passada sobre a produção média de resíduos urbanos por habitante, com base nos dados estatísticos de 2017.

Região de Cister - Assine já!

Os números mostram uma disparidade elevada entre os vários municípios portugueses. O concelho da Nazaré é 0 17.º município que mais lixo produz, atrás de municípios como Peniche (712 quilos), Portimão (822) e Albufeira, que é o município com maior produção de lixo por habitante (1.387 quilos). Celorico de Basto apresenta o índice mais baixo, com quase metade da média nacional (260 quilos).

Já o concelho de Alcobaça posiciona-se a meio da tabela, entre os mais e menos produzem, com registos de 435 quilos por habitante. 

O Norte e o Centro de Portugal estão, aliás, entre os municípios com menor produção de lixo. Por sua vez, o Algarve surge a vermelho, mas vários municípios do Alentejo também apresentam níveis bem acima da média. 

A média nacional em 2017 foi de 487 quilos por habitante, o que representa o valor mas elevado desde 2011 (490 quilos). 2017, segundo os dados do INE, foi o quarto ano seguido de aumento dos resíduos urbanos produzidos por habitante.

AD Footer

Artigos Relacionados

Serafim António Silva é o nome na calha como candidato do PSD à Câmara da Nazaré

O empresário Serafim António Silva é o nome mais forte em cima da mesa para liderar a candidatura...

Aberto concurso de 26 milhões para recolha de resíduos em Alcobaça

O Município de Alcobaça "reservou" 26 milhões de euros para serviços pra recolha de resíduos urbanos e biorresíduos,...

Sede do CDP reabre após mais de um ano à espera de trabalho

A CDP, estava interdita há mais de um ano devido ao risco de rutura do telhado e reabriu...

“Aldeia” em miniatura recria tradições vitivinícolas

Pretende recriar todo o processo da produção do vinho: da plantação da vinha, a vindima, a produção do...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!