Sexta-feira, Dezembro 2, 2022
Sexta-feira, Dezembro 2, 2022

Nazaré entre os municípios que produzem mais resíduos urbanos

Data:

Partilhar artigo:

A Nazaré está entre os municípios que mais lixo produzem no País, com registos de 690 quilos por habitante. O número bem acima da média nacional (487 quilos) será explicado, em grande parte, pelo elevado número de turistas na vila.

A Nazaré está entre os municípios que mais lixo produzem no País, com registos de 690 quilos por habitante. O número bem acima da média nacional (487 quilos) será explicado, em grande parte, pelo elevado número de turistas na vila.

As estatísticas foram reveladas, no início deste ano, pelo Instituto Nacional de Estatística, tendo o Jornal de Negócios elaborado um artigo na semana passada sobre a produção média de resíduos urbanos por habitante, com base nos dados estatísticos de 2017.

Região de Cister - Assine Já!

Os números mostram uma disparidade elevada entre os vários municípios portugueses. O concelho da Nazaré é 0 17.º município que mais lixo produz, atrás de municípios como Peniche (712 quilos), Portimão (822) e Albufeira, que é o município com maior produção de lixo por habitante (1.387 quilos). Celorico de Basto apresenta o índice mais baixo, com quase metade da média nacional (260 quilos).

Já o concelho de Alcobaça posiciona-se a meio da tabela, entre os mais e menos produzem, com registos de 435 quilos por habitante. 

O Norte e o Centro de Portugal estão, aliás, entre os municípios com menor produção de lixo. Por sua vez, o Algarve surge a vermelho, mas vários municípios do Alentejo também apresentam níveis bem acima da média. 

A média nacional em 2017 foi de 487 quilos por habitante, o que representa o valor mas elevado desde 2011 (490 quilos). 2017, segundo os dados do INE, foi o quarto ano seguido de aumento dos resíduos urbanos produzidos por habitante.

AD Footer

Artigos Relacionados

APFCAN reflorestou 200 hectares desde grande incêndio de 2017

A reflorestação da área florestal que se estende até ao mar nos concelhos de Alcobaça e Nazaré é...

Alunos da Escola D. Pedro I em projeto “Music and Sports” na Turquia

Ângelo Antanoa (9.ºC), Gonçalo Domingues (9.ºB), Simão Dias (9.ºC) e Simão Fernandes (9.ºA) foram os alunos da Escola...

Concerto de Toy levou um milhar de pessoas ao pavilhão dos Bombeiros da Benedita

O pavilhão dos Bombeiros da Benedita engalanou-se, na noite da passada sexta-feira, para receber o concerto de Toy....

HC Turquel aplica goleada e reafirma candidatura à subida de divisão

O HC Turquel goleou na receção ao HC Sintra (6-2), no passado sábado, e reafirmou a sua candidatura...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!