Terça-feira, Julho 15, 2025
Terça-feira, Julho 15, 2025

Lameira ajuda Bárbara com Trail Run solidário em outubro

Data:

Partilhar artigo:

Todd, Ruca e Mickey. Para a maioria das pessoas não passam de desenhos animados, mas para a pequena Bárbara, de 9 anos, são uma das grandes alegrias do dia-a-dia. A menina tem paralisia cerebral e entre a rotina diária de terapias intensivas e o 3.º ano de escolaridade, vai estar presente no Lameira Trail Run Solidário, que se realiza no próximo dia 20 de outubro, na Lameira (Aljubarrota), de onde a mãe, Sandra Silva, é natural.

Todd, Ruca e Mickey. Para a maioria das pessoas não passam de desenhos animados, mas para a pequena Bárbara, de 9 anos, são uma das grandes alegrias do dia-a-dia. A menina tem paralisia cerebral e entre a rotina diária de terapias intensivas e o 3.º ano de escolaridade, vai estar presente no Lameira Trail Run Solidário, que se realiza no próximo dia 20 de outubro, na Lameira (Aljubarrota), de onde a mãe, Sandra Silva, é natural.

Bárbara nasceu com paralisia por via de uma bactéria que a mãe havia acolhido durante a gravidez, mas nem por isso a força de viver se perdeu. Nem a de Bárbara, nem a dos pais, que, todos os dias, fazem questão de fazer crescer a campanha “Bárbara passo a passo” que dinamiza a recolha de tampinhas que mais tarde irão pagar as sessões de terapia que a criança faz em Braga, 4 meses por ano, e em Coimbra, nos restantes.

Região de Cister - Assine Já!

“Tudo o que mais quero é que as pessoas sejam com ela como são com as outras”, disse Sandra Silva ao REGIÃO DE CISTER, relembrando o primeiro abraço que Bárbara lhe deu, aos 4 anos, após muito trabalho nas terapias, direcionadas para os membros superiores. “Para a grande maioria dos pais é um dado adquirido, mas para mim teve um significado de extrema importância”, confessou, contando ainda o primeiro beijo que recebeu da menina.

Bárbara não usava a mão esquerda, mas agora recruta a mesma para segurar os objetos, libertando a mão direita para outras tarefas. Hoje o cenário é esperançoso pois “para além de ter começado a gatinhar aos 5 anos, já consegue aguentar 30 segundos com talas, agarrada às barras em pé” enaltece a progenitora.

A nível da fala os progressos não se têm dado e, por isso, arranjam-se outras alternativas para a comunicação. A Bárbara não consegue dizer qualquer palavra, mas faz-se entender através de gestos e de um programa de comunicação do tablet. No entanto, para a mãe, isso não é problema. “Ela é esperta e apercebe-se das coisas”, tanto que em casa até já “imita colegas da escola”.

Sandra Silva e Ricardo Camasão enfrentam uma luta diária para ajudar a filha e, para isso, até já se deslocaram a alguns países para procurar diferentes respostas para as necessidades da filha. Entretanto, conseguiram encontrar resposta em Portugal. Contudo, falta capacidade financeira para sustentar todos os custos.

É neste propósito que a Associação Lameirense organiza, pelo segundo ano consecutivo o trail solidário. E se no ano passado estiveram presentes 300 pessoas, para este ano Ana Alpearça, da Associação Lameirense, espera que o número possa atingir o meio milhar. “Estamos associados à causa porque, para além de angariarmos apoios para a associação, estamos também a ajudar uma ‘neta da terra’”, sublinhando que durante todo o ano a associação recebe tampinhas que irão ajudar a pequena Bárbara.

“Os custos anuais dos tratamentos da Bárbara excedem os 20 mil euros, mas só coma recolha das tampinhas conseguimos angariar mais de 10 mil euros que ajudam a custear as sessões”, ressalvou Sandra Silva, que, de momento, reside em Cantanhede.

A prova do próximo mês de outubro irá ser apadrinhada por Carlos Gonçalo e Diana Elias, de Évora de Alcobaça e Aljubarrota, que ao jornal se confessaram honrados pelo convite.

“Ainda não conheci a Bárbara, mas estou ansioso para estar com ela”, contou o atleta do CA Barreira. Por sua vez, Diana Silva destaca a importância de as pessoas “estarem associadas a estas causas”.

No final a grande vencedora será a pequena Bárbara.

AD Footer

Artigos Relacionados

AMA Pedra do Ouro criada para melhorar localidade

Constituída há um mês, a Associação de Moradores e Amigos (AMA) Pedra do Ouro nasceu para dar impulso...

Espaços noturnos da Nazaré só podem funcionar até às 2 da manhã

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, na passada semana, uma proposta de funcionamento dos espaços comerciais noturnos que...

Nova diretora do AE Nazaré quer reforçar valorização da escola pública

Paula Trindade assumiu, no passado dia 2 de julho, a Direção do Agrupamento de Escolas (AE) da Nazaré...

Feira do Livro da Nazaré celebra 50 anos de literatura e liberdade

A Feira do Livro da Nazaré celebra a liberdade e meio século de história dedicada à promoção da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!