Terça-feira, Julho 15, 2025
Terça-feira, Julho 15, 2025

Infraestruturas de Portugal adjudica obra da Linha do Oeste até Torres Vedras

Data:

Partilhar artigo:

A empreitada de requalificação do troço da Linha do Oeste, entre Meleças e Torres Vedras foi adjudicada pela Infraestruturas de Portugal (IP). O contrato foi agora remetido para o Tribunal de Contas e aguarda luz verde para a obra avançar.

A empreitada de requalificação do troço da Linha do Oeste, entre Meleças e Torres Vedras foi adjudicada pela Infraestruturas de Portugal (IP). O contrato foi agora remetido para o Tribunal de Contas e aguarda luz verde para a obra avançar.

Segundo a IP, a obra avaliada em cerca de 61,5 milhões de euros prevê a criação de dois desvios ativos, com uma extensão total de 16 quilómetros, que visa possibilitar o cruzamento de comboios sem necessidade de paragem, a eletrificação integral do troço e trabalhos de beneficiação em cinco estações e seis apeadeiros com a criação de acessos para pessoas com mobilidade condicionada às plataformas de passageiros.

Região de Cister - Assine Já!

A obra foi adjudicada ao Agrupamento Construções Gabriel A. S. Couto, S.A. / M. Couto Alves, S.A./ Aldesa Construcciones, S.A. que vai executar o projeto de forma faseada, dividido em duas empreitadas: a primeira entre Meleças e Torres Vedras e a segunda entre Torres Vedras e Caldas da Rainha. Concluída a fase de adjudicação, o contrato foi remetido para o Tribunal de Contas para obtenção do Visto Prévio, seguindo-se a consignação da empreitada e o início dos trabalhos no terreno.

A Infraestruturas de Portugal estuda direcionar um investimento total de 155 milhões de euros, comparticipado pelos Fundos da União Europeia no âmbito do COMPETE 2020, para a modernização da Linha do Oeste e garantir, deste modo, o aumento da capacidade, da segurança e da fiabilidade do serviço, melhorando a eficiência e competitividade daquele sistema ferroviário.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

AMA Pedra do Ouro criada para melhorar localidade

Constituída há um mês, a Associação de Moradores e Amigos (AMA) Pedra do Ouro nasceu para dar impulso...

Espaços noturnos da Nazaré só podem funcionar até às 2 da manhã

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, na passada semana, uma proposta de funcionamento dos espaços comerciais noturnos que...

Nova diretora do AE Nazaré quer reforçar valorização da escola pública

Paula Trindade assumiu, no passado dia 2 de julho, a Direção do Agrupamento de Escolas (AE) da Nazaré...

Feira do Livro da Nazaré celebra 50 anos de literatura e liberdade

A Feira do Livro da Nazaré celebra a liberdade e meio século de história dedicada à promoção da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!