Quinta-feira, Abril 25, 2024
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Covid-19: Centro Hospitalar de Leiria retoma gradualmente atividade assistencial

Data:

Partilhar artigo:

O serviço de urgência geral do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) regressou, esta terça-feira, à sua localização habitual, onde até então funcionava em exclusivo a urgência Covid-19. Foi, assim, dado início à retoma gradual da atividade assistencial não urgente naquela unidade de saúde.

O serviço de urgência geral do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) regressou, esta terça-feira, à sua localização habitual, onde até então funcionava em exclusivo a urgência Covid-19. Foi, assim, dado início à retoma gradual da atividade assistencial não urgente naquela unidade de saúde, “garantindo que se mantém a segurança de profissionais e utentes nesta nova fase”, refere o CHL em comunicado.

Com o regresso da urgência ao local original foi libertado o espaço da consulta externa, medicina física e reabilitação, bem como a cirurgia de ambulatório, unidades que “foram totalmente desinfetadas e higienizadas por equipas especializadas da Guarda Nacional Republicana, no âmbito de um protocolo com a Proteção Civil”, acrescenta a mesma fonte.

Região de Cister - Assine Já!

Até esta quinta-feira foram também repostas as equipas de enfermagem e as equipas médicas com escalas na urgência, que regressaram aos seus serviços de origem, tendo sido restruturados os serviços de internamento e libertados os gabinetes da consulta externa ocupados com as colheitas do serviço de patologia clínica.

A partir desta segunda-feira, serão retomadas as marcações de primeiras consultas presenciais e o agendamento das consultas subsequentes sem a presença do doente, por telefone, nas situações em que esta opção seja possível. As consultas serão realizadas de forma descentralizada nos hospitais de Leiria, de Pombal e de Alcobaça. Serão ainda remarcados os exames de diagnóstico e terapêutica desmarcados por causa da Covid-19. “De forma a garantir a segurança de todos, só será permitida a entrada dos utentes 30 minutos antes dos exames e consultas, não será permitida a presença de acompanhantes (salvo em situações excecionais), e nas salas de espera, para manter o distanciamento social, estarão marcadas as cadeiras em que os utentes se poderão sentar”, explica o CHL.

A partir desta data passarão também a ser realizadas cirurgias convencionais e de ambulatório no bloco operatório central e no bloco operatório da Cirurgia de Ambulatório do Hospital de Santo André. As cirurgias serão igualmente retomadas no bloco operatório do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, “aumentando em duas vezes e meia a capacidade instalada antes da pandemia da Covid-19”.

Entretanto, a Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (Antral) disponibilizou, desde esta quarta-feira, transporte gratuito para os profissionais do CHL, que podem solicitá-lo através de um quiosque interativo disponível  na entrada principal do Hospital de Santo André, em Leiria, ou através da app.

O serviço está disponível até às 23:59 horas da próxima segunda-feira e, a partir da próxima terça-feira, o quiosque ficará instalado na consulta externa da unidade hospitalar de Leiria “e acessível a todas as pessoas que queiram chamar um táxi, com as condições normais do serviço”, revela a Antral em nota de imprensa.

Na entrega do quiosque aos representantes do CHL, e na presença de representantes da Antral, vários taxistas associados daquela organização, que trabalham no município de Leiria, “aplaudiram os profissionais do CHL pela sua dedicação e profissionalismo no combate à Covid-19”, lê-se no mesmo comunicado.

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!