Domingo, Janeiro 12, 2025
Domingo, Janeiro 12, 2025

Covid-19: Cemitérios reabrem ao público com condicionantes

Data:

Partilhar artigo:

A maioria dos cemitérios da região vão reabrir portas este domingo. O acesso será, contudo, limitado ao cumprimento de várias regras.

A maioria dos cemitérios da região vão reabrir portas este domingo, no dia em que se assinala o Dia da Mãe. O acesso será, contudo, limitado ao cumprimento de várias regras.

Na cidade de Alcobaça, o cemitério municipal vai estar aberto entre as 9 e as 13 horas e entre as 14 e as 18 horas. O acesso ao interior passa a ser efetuado exclusivamente pelo portão principal, na Rua Afonso Albuquerque, enquanto a saída far-se-á pelo portão lateral junto à casa mortuária. Não são permitidos aglomerados de pessoas, devendo ser respeitadas as distâncias de segurança. Também não é permitido o uso de objetos comuns (baldes, pás e vassouras) e é obrigatório o uso de máscara. A autarquia apela ainda “ao respeito pela etiqueta respiratória e pela desinfeção das mãos”.

Região de Cister - Assine já!

A União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, que também anunciou a reabertura do cemitério no domingo, reforça as recomendações para que as pessoas respeitem um afastamento de pelo menos dois metros, utilizem máscara social e lavem as mãos antes de entrarem e depois de saírem. O executivo, liderado por Isabel Fonseca, adianta ainda que o espaço será desinfetado todas as semanas pelos serviços da Junta.

Na Benedita, o cemitério reabre no domingo entre as 8 e as 19 horas. Na Cela, o cemitério vai abrir no domingo e na segunda-feira, das 9 às 18 horas, condicionado a um limite máximo de dez presenças para “garantir a inexistência de aglomerados de pessoas e o controlo das distâncias de segurança”.

Na Maiorga, o cemitério vai também reabrir no domingo, pedindo-se aos visitantes que “continuem a respeitar todas as regras de higiene e segurança até agora implementadas e aconselhadas”. 

A União de Freguesias de Pataias e Martingança vai reabrir, de forma condicionada, os cemitérios a partir deste domingo. Além do distanciamento social de 2 metros e do uso obrigatório de máscaras, uma da sregras será a retirada dos pontos de água por serem “potenciais focos de contaminação”. As casas de banho também vão estar fechadas. A permanência dos utentes deverá resumir-se ao tempo estritamente necessário. Em relação ao número de pessoas nos funerais, a autarquia esclarece que “mantêm-se as regras impostas pelo Governo”.  

Na freguesia de Évora de Alcobaça, as visitas e as ornamentações das sepulturas “devem ser rápidas e com o devido distanciamento”. Relativamente às cerimónias fúnebres, “devem ser feitas apenas na presença dos familiares mais próximos e com o devido distanciamento”.

Também o Município de Porto de Mós anunciou para este domingo a reabertura dos cemitérios, mas com várias restrições. Além de impor uso obrigatório de máscaras o distanciamento social de dois metros, serão retirados baldes, regadores e pontos de água, de modo a evitar potenciais focos de contaminação. A permanência dos utentes neste local deverá resumir-se ao tempo estritamente necessário, num máximo de 30 minutos, “sendo que o não cumprimento do estipulado poderá levar ao encerramento imediato do cemitério”.

As casas de banho, nos cemitérios, também vão ficar fechadas, para proteção de todos, especialmente, os grupos de cidadãos mais vulneráveis. “As visitas não podem tornar-se locais de concentração de pessoas, pelo que se mantém em vigor a proibição de ajuntamentos, em relação ao número de pessoas nos funerais, regras impostas pelo Governo que por enquanto continuam em vigor”, adverte o Município, que pretende assim permitir o regresso dos utentes a estes espaços de memória importante, para os muitos que desejam velar pelos seus entes queridos já falecidos, após um longo período de interregno provocado pela crise pandémica”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Futebol Praia: Rúben Brilhante regressa ao ACD Sótão quatro épocas depois

O nazareno Rúben Brilhante está de regresso ao ACD Sótão, quatro épocas depois de ter deixado o emblema...

Hóquei: HC Turquel é o mais bem classificado a nível mundial

O HC Turquel ocupa a 34.ª posição do ranking mundial de clubes, de acordo com a listagem publicada...

Natação: Nadador olímpico Francisco Santos anuncia final de carreira

O nadador olímpico Francisco Santos anunciou, durante a última semana, o final da carreira na natação. Numa nota...

Andebol: Alcobacense estreia-se num Campeonato do Mundo

Será um início de ano inesquecível para Jorge Rito, técnico alcobacense que vai estrear-se a comandar uma seleção...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!