Segunda-feira, Agosto 8, 2022
Segunda-feira, Agosto 8, 2022

Teqball: A modalidade com mesa que se joga com os pés

Data:

Partilhar artigo:

Quem vê pela primeira vez uma mesa de jogo de teqball associa certamente ao ping pong. Mas, na verdade, as semelhanças são poucas: a mesa tem inclinação acentuada, joga-se com o corpo todo, exceto os braços, pode dar-se três toques antes de jogar para o outro lado e o tamanho do esférico é igual ao de uma bola de futebol.

Quem vê pela primeira vez uma mesa de jogo de teqball associa certamente ao ping pong. Mas, na verdade, as semelhanças são poucas: a mesa tem inclinação acentuada, joga-se com o corpo todo, exceto os braços, pode dar-se três toques antes de jogar para o outro lado e o tamanho do esférico é igual ao de uma bola de futebol. O Nazarenos comprou uma mesa de jogo, associou-se à Federação Teqball Portugal e foi o primeiro emblema do distrito a inscrever-se na organização nacional.

“A compra da mesa servia inicialmente para ajudar a equipa de futebol de praia, mas rapidamente percebemos que havia potencial para apostar na modalidade”, conta Henrique Piló, um dos responsáveis pela nova modalidade a par de Álvaro Murraças e Ricardo Pombinha. “Qualquer pessoa pode juntar-se ao projeto e o objetivo é que se dinamize a modalidade a nível do clube, mas também da região”, garante o nazareno, notando que a modalidade “é para todas as idades e que o clube está disponível para que, assim que for permitido, qualquer pessoa possa experimentar o desporto e ingressar nos quadros do clube”.

Uma partida de teqball joga-se  no máximo de três períodos, em que cada equipa tem que chegar aos 20 pontos para vencer o set, e é jogada individualmente ou a pares. “Individualmente o jogador pode dar três toques na bola antes de a colocar no adversário”, diz, acrescentando que se a partida for de pares “cada atleta pode dar dois toques seguidos na bola, mas que a mesma tem de ser jogada pelos dois elementos da equipa antes de ser colocada no lado adversário”. O serviço, contudo, só pode ser efetuado com a cabeça, joelho e pés e a bola tem de estar obrigatoriamente parada no momento do serviço.

O Nazarenos foi o 15.º clube a inscrever-se na federação nacional e espera integrar as competições já na próxima época. “Se estiverem reunidas as condições, a Federação Teqball Portugal já informou que pretende realizar circuitos nacionais por todo o País”, sublinha o dirigente e jogador, destacando que “os jogadores da equipa de futebol de praia do Nazarenos já mostraram vontade de integrar o projeto”. 

Qualquer jogador do clube pode inscrever-se nos circuitos nacionais e as classificações são atribuídas de forma individual para que os pares não tenham de ser formados pelos mesmos jogadores durante todas as competições.

Henrique Piló esclarece que a médio prazo existe “a hipótese de o clube apostar nos escalões de formação caso o número de praticantes seja elevado”, e apela a que mais clubes apostem na modalidade. “A Federação Teqball Portugal pretende integrar a organização da Federação Portuguesa de Futebol e criar o campeonato nacional, mas é necessário que surjam mais equipas”, destaca o nazareno. O Nazarenos vai disponibilizar horários para que cada interessado conheça a modalidade, mas por enquanto a mesa e a bola vão continuar paradas devido à pandemia da Covid-19.

No distrito, o clube apenas tem a companhia da AcademiaCCMI, que ingressou na modalidade após os alvinegros, e não quer ficar por aqui. “Seria engraçado a criação de um circuito regional”, brinca o nazareno que esta época também se juntou ao clube na modalidade de futebol de praia. Neste momento a mira aponta a um jogo mais difícil de vencer.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Cinco feridos após despiste de viatura que causou incêndio rural em Alfeizerão

Cinco pessoas ficaram feridas na sequência de um despiste de uma viatura, na tarde desta sexta-feira, na localidade...

Nazarena Raquel Libório eleita Best Face Teen Mundial 2022

Raquel Libório, natural da Nazaré, foi eleita Best Face Miss Teen Mundial 2022 A distinção da jovem nazarena, de...

Francesinhas à moda do Porto são a mais recente novidade na freguesia de Turquel

O café/snack-bar “Mira-Serra”, em Turquel, tem um novo “sabor”. Tudo porque, há três meses, o espaço, agora com...

Atelier do Doce remodela casa para criar projeto inovador

A “casa” do Atelier do Doce tem estado em obras. Com a ampliação para mais 1.500 metros quadrados,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!