Terça-feira, Julho 15, 2025
Terça-feira, Julho 15, 2025

Pedido de apoio para financiamento de medicamentos aumentou em Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

O número de solicitações de apoio de cidadãos que se encontram numa situação de carência económica e que não têm rendimentos para comprar os medicamentos prescritos aumentou em 12,5 % desde o início da pandemia no concelho de Alcobaça.

O número de solicitações de apoio de cidadãos que se encontram numa situação de carência económica e que não têm rendimentos para comprar os medicamentos prescritos aumentou em 12,5 % desde o início da pandemia no concelho de Alcobaça.

De acordo com os números divulgados ao REGIÃO DE CISTER pela Ação Social do Município, 16 munícipes estão atualmente a ser apoiados financeiramente na compra de medicação prescrita no âmbito do programa “abem: Rede Solidária do Medicamento”.

Região de Cister - Assine Já!

O concelho de Alcobaça integra a rede de municípios com protocolo com a Associação Dignitude desde março, tendo decidido alargar o número de beneficiários desta ação social e incluir todos os agregados familiares que verifiquem diminuição da receita mensal por motivos relacionados com o novo Coronavírus. “O serviço de ação social expectou mais pedidos, tendo em conta a criação do Fundo de Emergência abem: Covid-19. Ainda assim, foi registado um aumento de 12,5% nos últimos meses”, informa fonte do gabinete de apoio social.

Segundo a mesma fonte, os números não “escondem” uma carência superior, uma vez que o processo de apoio salvaguarda, na medida do possível, a identidade do requerente. “Uma vez que os beneficiários ficam na posse de um cartão que lhes dá acesso gratuito à medicação, sem necessidade de qualquer exposição, não parece existir relutância em pedir este apoio”.

Juntas de freguesia, Misericórdias e outras IPSS são responsáveis por referenciar os cidadãos em situação de carência socioeconómica junto da autarquia.

AD Footer

Artigos Relacionados

AMA Pedra do Ouro criada para melhorar localidade

Constituída há um mês, a Associação de Moradores e Amigos (AMA) Pedra do Ouro nasceu para dar impulso...

Espaços noturnos da Nazaré só podem funcionar até às 2 da manhã

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, na passada semana, uma proposta de funcionamento dos espaços comerciais noturnos que...

Nova diretora do AE Nazaré quer reforçar valorização da escola pública

Paula Trindade assumiu, no passado dia 2 de julho, a Direção do Agrupamento de Escolas (AE) da Nazaré...

Feira do Livro da Nazaré celebra 50 anos de literatura e liberdade

A Feira do Livro da Nazaré celebra a liberdade e meio século de história dedicada à promoção da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!