Segunda-feira, Abril 22, 2024
Segunda-feira, Abril 22, 2024

Abusos de tuk-tuks motiva fecho da estrada entre pórtico e farol da Nazaré a operadores turísticos

Data:

Partilhar artigo:

A proliferação de tuk-tuks no Sítio da Nazaré, em particular na zona do Farol, e o desrespeito das regras da DGS motivaram a Infraestruturas de Portugal (IP) a encerrar o troço da Estrada Nacional 242 aos operadores turísticos entre o pórtico e o Forte.

A proliferação de tuk-tuks no Sítio da Nazaré, em particular na zona do Farol, e o desrespeito das regras da DGS motivaram a Infraestruturas de Portugal (IP) a encerrar o troço da Estrada Nacional 242 aos operadores turísticos entre o pórtico e o Forte.

“Há três anos que foi proibida durante a época balnear a circulação de viaturas automóveis do pórtico até ao farol. No ano passado foi aberta a exceção de circulação nesse troço aos operadores turísticos, mas apenas tínhamos dois tuk-tuks licenciados“, explicou o vereador do Trânsito e Mobilidade da Câmara da Nazaré ao REGIÃO DE CISTER. “Agora com este crescimento de tuk-tuks no Sítio na Nazaré, que julgamos fruto de não haver tanto trabalho na zona de Lisboa, houve reclamações da falta de respeito das regras e circulação de trânsito”, acrescenta Salvador Formiga.

Região de Cister - Assine já!

Face ao sucedido, e uma vez que a a jurisdição daquela estrada é da IP, a autarquia relatou os acontecimentos com vídeos à PSP local, à capitania e àquela entidade, que optou por encerrar parte da estrada, por questões de segurança.

Sobre o regulamento dos tuk-tuk no concelho da Nazaré, “estava para ser aprovado antes de abril, mas a pandemia acabou por atrasar a aprovação em Assembleia Municipal“. Deverá ser um ponto na ordem de trabalhos da próxima reunião prevista para o próximo mês. “Neste momento temos quatro licenças com alvará, o regulamento vai permitir mais uma“, explica Salvador Formiga.

O vereador adianta ainda que estão a decorrer negociações com as Infraestruturas de Portugal para que a estrada passe para a jurisdição da Câmara. “Enquanto isso não acontece, a autarquia nada pode fazer e as autoridades dizem-nos que não têm forma de lá autuar”, acrescenta o autarca.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: HC Turquel despromovido ao segundo escalão

O cenário para ainda garantir a permanência antecipava-se de extrema dificuldade, mas a verdade é que veio a...

O pintor que fez da cerâmica e da azulejaria uma “tela” da vida

Foi de pincel na mão que Luís Sacadura desenhou o trajeto de uma vida particularmente preenchida. Disputado pelas...

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!