Quarta-feira, Abril 24, 2024
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Câmara de Porto de Mós quer ampliar escola secundária para acolher 2.º ciclo

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara de Porto de Mós quer ampliar a Escola Secundária de Porto de Mós para acolher os alunos da Escola Básica Dr. Manuel de Oliveira Perpétua, na Corredoura, escola onde a autarquia pretende encerrar a atividade letiva.

A Câmara de Porto de Mós quer ampliar a Escola Secundária de Porto de Mós para acolher os alunos da Escola Básica Dr. Manuel de Oliveira Perpétua, na Corredoura, escola onde a autarquia pretende encerrar a atividade letiva.

“Precisamos de uma escola ampliada, requalificada, para dar uma maior dignidade aos alunos da Escola Básica Dr. Manuel de Oliveira Perpétua”, sublinhou o presidente da Câmara, na passada reunião do executivo municipal, enquanto se discutia o protocolo com o Estado para a retirada de materiais com amianto nestes dois estabelecimentos de ensino, prevista para as férias do Natal do próximo ano letivo.

Região de Cister - Assine Já!

“Por falta de condições desta escola, os pais dos alunos que entram no 2.º ciclo optam por colocá-los em Alcobaça e na Batalha”, frisou Jorge Vala, acrescentando que a solução passa por descontinuar esta instituição de ensino. “No entanto a ampliação da Escola Secundária terá de ser empurrada para o próximo ano”, lamentou o autarca.

Para acomodar os alunos do 2.º ciclo, numa perspetiva de otimização de recursos, o Município está disponível a comparticipar o projeto de ampliação no valor de aproximadamente 150 mil euros e, em caso de candidatura, comparticipar 50% da componente nacional, correspondente a valores próximos de meio milhão de euros, avançou a autarquia.

“Ao nível pedagógico, esta junção faz todo o sentido, quer para alunos, quer para professores”, refere Rui Almeida, diretor do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, em declarações ao Região de Cister, salientando a urgente necessidade de uma intervenção na escola-sede.

“A articulação entre os vários níveis de ensino é facilitada quer ao nível das aprendizagens quer ao nível da partilha e socialização, indo também ao encontro das políticas educativas do atual Governo”, defende também Telma Cruz, vereadora da Educação da Câmara.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!