Quarta-feira, Janeiro 14, 2026
Quarta-feira, Janeiro 14, 2026

Consulta de Reumatologia chega ao hospital de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

Já está disponível no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO) a consulta de Reumatologia. As consultas decorrem quinzenalmente das 9 às 16 horas.

Já está disponível no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO) a consulta de Reumatologia. As consultas decorrem quinzenalmente das 9 às 16 horas.

“O Serviço de Reumatologia mantém a sua premissa de qualidade, centrada nos cuidados de saúde ao doente reumático”, salienta Marília Rodrigues, diretora do Serviço de Reumatologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL). A partir do dia 7 de outubro a consulta desta especialidade também estará a funcionar no Hospital Distrital de Pombal. “A atividade nestas unidades hospitalares [HABLO e HDP] contribui para aumentar a acessibilidade a cuidados diferenciados de Reumatologia e na consolidação de uma rede assistencial de proximidade”.

Região de Cister - Assine Já!

Alexandra Borges, vogal executiva do Conselho de Administração, explica que “o CHL continua a sua aposta na descentralização das áreas médicas, de forma a estar mais próximo dos seus utentes, através da disponibilização de mais consultas de especialidade e profissionais de saúde, para atender as necessidades de cuidados de saúde”.

O Serviço de Reumatologia, criado no CHL em novembro de 2019, visa a prestação de cuidados diferenciados ao doente reumático, atuando ao nível da prevenção, diagnóstico e tratamento precoces, em articulação com os diferentes profissionais de saúde. A equipa é constituída por três médicos especialistas em Reumatologia e a sua ação divide-se entre a atividade assistencial e formativa, e a investigação. São ainda realizadas diferentes técnicas de diagnóstico e terapêutica, que evitam a deslocação do doente a outras instituições, permitindo a autonomia do CHL na sua realização.

No âmbito da administração de terapêuticas intra-hospitalares, a realização de ensinos e a monitorização clínica, o Serviço de Reumatologia conta com o apoio do Hospital de Dia, que possibilita a redução do número de internamentos e consequente diminuição de custos globais em saúde. O Serviço presta ainda apoio diagnóstico e terapêutico a doentes internados noutras especialidades ou no seguimento de outras consultas, bem como faz consultoria externa, sobretudo com as Unidades de Cuidados Primários, por telefone e e-mail, para esclarecimento de dúvidas, o que agiliza a integração da especialidade e a referenciação de casos urgentes.

AD Footer

Artigos Relacionados

Frederico Santos: “Objetivo é afirmar o Cister SA como referência nacional na formação”

Com um notável currículo no andebol, Frederico Santos assumiu a coordenação técnica do Cister SA no início...

Natércia Inácio publica novo conto que promove leitura, saúde e inclusão

Cerca de quatro anos depois de lançar “A Sereia Isobella”, Natércia Inácio está de regresso com mais...

Rafael Alves vence 13.ª edição do The Voice Portugal

Rafael Alves, da equipa de Sónia Tavares, foi o vencedor da 13.ª temporada do programa The Voice Portugal....

Empresas de Alcobaça batem recorde histórico de exportações

 O concelho de Alcobaça registou, em outubro de 2025, o valor mensal mais alto de exportações desde janeiro...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!