Sábado, Abril 20, 2024
Sábado, Abril 20, 2024

Pataias é sede do projeto concelhio CLDS4 (Re)Nascer

Data:

Partilhar artigo:

Está sediado em Pataias o mais recente projeto social do concelho de Alcobaça. O Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) 4G (Re)Nascer Alcobaça é coordenado a partir da Associação de Bem Estar e Ocupação dos Tempos Livres de Pataias, entidade convidada pela Segurança Social e pela Câmara.

Está sediado em Pataias o mais recente projeto social do concelho de Alcobaça. O Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) 4G (Re)Nascer Alcobaça é coordenado a partir da Associação de Bem Estar e Ocupação dos Tempos Livres de Pataias, entidade convidada pela Segurança Social e pela Câmara.

Trata-se de um projeto financiado por fundos europeus e que tem a missão de intervir junto da comunidade, nomeadamente no âmbito do combate ao isolamento, à vulnerabilidade social e na dinamização de atividades que promovam o desenvolvimento pessoal.

Região de Cister - Assine Já!

Com um orçamento de cerca de 500 mil euros para os próximos três anos, o CLDS 4G conta com uma equipa multidisciplinar de cinco técnicos, de que fazem parte assistentes sociais, animadores sociais, técnicos de educação social e um administrativo.

“Apesar de termos arrancado há seis meses, estamos numa fase inicial”, esclarece Hélder Catarino, coordenador do projeto, que já promoveu algumas atividades sobretudo no norte do concelho. A pandemia dificultou o arranque do projeto e aumentou também o trabalho necessário, já que “muitas instituições não retomaram o funcionamento dos centros de dia e sabemos que há muitas pessoas que se encontram mais isoladas”, clarifica o responsável.

Em construção está a parceria com as universidades seniores da Benedita e de Pataias, na qual a equipa promoverá atividades. Recentemente, o CLDS 4G organizou uma sessão de cinema no Clube Desportivo Pataiense, estando previsto para outubro uma nova sessão, com o filme Gaiola Dourada, no auditório dos Bombeiros Voluntários de Pataias. “No final da sessão vamos pedir às pessoas para escreverem sobre a emigração”, explica Hélder Catarino. Para outubro, ainda sem dia marcado, está prevista uma ação no âmbito da semana da luta contra a pobreza.

No início de setembro, o CLDS 4G promoveu a ação  “Animo’Kids”, na Praia das Paredes da Vitória. Um grupo de crianças participou em atividades feitas de material reciclado, “para mostrar aos mais novos que podem construir os seus próprios jogos com coisas que por norma deitamos para o lixo”.

“Estamos sediados em Pataias, mas o objetivo é fazer sessões em todo o concelho, levando a equipa aos locais necessários”, sublinha o coordenador, que conta com a ajuda das juntas de freguesia para identificar vulnerabilidades sociais no município. É missão do projeto “promover a inclusão social através de um acompanhamento de proximidade junto da população mais isolada”, reforça o técnico. “Temos como objetivo servir as pessoas e acrescentar-lhes valor. Queremos que se sintam importantes e que se sintam parte de uma sociedade solidária e coesa”, lê-se na página de apresentação do projeto no Facebook, na qual é sublinhada a “intervenção de proximidade” e a “criação de um círculo de segurança para quem nos procurar”.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!