Segunda-feira, Novembro 3, 2025
Segunda-feira, Novembro 3, 2025

Ampliação do cemitério da Pederneira prevê criação de jardim para cinzas

Data:

Partilhar artigo:

Está em curso um projeto de alargamento para o cemitério da Pederneira. Depois de ter sido feita a reorganização de processos, o espaço da antiga Casa Mortuária será diminuído e será criado um jardim para a deposição de cinzas. A informação foi avançada pelo chefe do executivo municipal na última reunião de Câmara.

Está em curso um projeto de alargamento para o cemitério da Pederneira. Depois de ter sido feita a reorganização de processos, o espaço da antiga Casa Mortuária será diminuído e será criado um jardim para a deposição de cinzas. A informação foi avançada pelo chefe do executivo municipal na última reunião de Câmara.

“Face à falta de espaço no cemitério corre-se o risco sério de brevemente não se poder fazer inumações“, alerta ao REGIÃO DE CISTER a vereadora com o pelouro dos Cemitérios. “Depois de ter havido um investimento na reorganização de processos, que permitiu ‘ganhar’ algum espaço no cemitério, foi feita uma alteração no regulamento do cemitério, estando prevista a criação do Jardim Perpétua, que será o espaço privilegiado para colocação de cinzas”, revela Regina Piedade.

Região de Cister - Assine já!

A par desse novo espaço, prevê-se ainda a requalificação da antiga casa mortuária para ali criar um espaço mais reduzido”, acrescenta a vereadora.

A antiga casa mortuária vai ser alvo de uma diminuição de 2/3, “espaço que não serve para nada”, nas palavras de Walter Chicharro.

A intervenção projetada, juntamente com um processo de reorganização do próprio cemitério em estudo, vai resolver “os atuais problemas de falta de espaço para os próximos anos”, considerou o presidente da Câmara da Nazaré.

“Atendendo à importância deste local, onde se presta homenagem a entes queridos, e face à reconhecida falta de espaço para os próximos anos, estamos a avançar para um procedimento que criará uma resposta a longo prazo, acrescentou o presidente da Câmara.

Recentemente, em março, foi aprovada em sessão da Assembleia Municipal a proposta da Câmara para a desafetação de uma área de domínio público municipal para o domínio privado do Município, na Pederneira, destinada à ampliação do cemitério. A parcela a desafetar perfaz uma área total de 295.000 metros quadrados, que permitirão ultrapassar a situação atual, de falta de espaço a médio prazo, com o aumento da capacidade de resposta às necessidades de futuro.

“Atendendo à importância deste local, onde se presta homenagem a entes queridos, e face à reconhecida falta de espaço para os próximos anos, estamos a avançar para um procedimento que criará uma resposta a longo prazo”, acrescentou o chefe do executivo municipal. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Alcobacense Rui Morais no Conselho de Administração do CCB

O alcobacense Rui Morais foi nomeado vogal do Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém (CCB),...

Número de animais recolhidos e de adoções baixa no Croama

Os números do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Alcobaça (Croama) diminuíram em...

Grutas de Mira de Aire vão integrar associação espanhola

As Grutas de Mira de Aire vão integrar a Associação de Grutas Turísticas de Espanha (ACTE). A confirmação...

Gin Casanova Citrus ganha medalha de prata em concurso internacional

O gin Casanova Citrus, produzido pela adega de Alcobaça Lemos Figueiredo, foi premiado com uma medalha de prata...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!