Sexta-feira, Maio 9, 2025
Sexta-feira, Maio 9, 2025

Skate park indoor de utilização pública nasce na Benedita

Data:

Partilhar artigo:

Está a ser criado na Benedita o único skate park indoor de utilização pública do País, no âmbito de uma parceria entre a associação “Zona Solta” e a Junta da Benedita. O espaço vai acolher eventos desportivos, aulas e funcionará ainda como um centro de Atividades de Tempos Livres (ATL). 

Está a ser criado na Benedita o único skate park indoor de utilização pública do País, no âmbito de uma parceria entre a associação “Zona Solta” e a Junta da Benedita. O espaço vai acolher eventos desportivos, aulas e funcionará ainda como um centro de Atividades de Tempos Livres (ATL). 

O desafio foi lançado pela associação, que após vários anos de dinamização de eventos pelo País quis criar uma “central”. “A associação organiza eventos em diversas regiões do País e tinha rampas e material espalhado por todo o lado. O desejo de reunir e concentrar tudo num espaço com utilidade pública foi o ponto de partida deste projeto”, conta Pedro Raimundo ao REGIÃO DE CISTER.

Região de Cister - Assine já!

A proposta apresentada pela associação agradou ao executivo local, que já tinha o desejo de criar um espaço para a prática do desporto. Desde modo, a Junta da Benedita disponibilizou parte do armazém situado na Rua Franciso Sá Carneiro para a criação do skate park indoor.

A autarquia assegurou a requalificação do interior das instalações e a associação assumiu as obras do exterior, a requalificação do material para a prática da modalidade e a instalação do mesmo. “Fomos pedreiros, pintores… um pouco de tudo. Unimos esforços para garantir a evolução do projeto e, embora esteja a ser cansativo, está a ser também muito gratificante”, admite o praticante de skate desde os 11 anos. 

A Zona Solta, que já investiu cerca de 70 mil euros no skate park indoor, tem a pretensão de que este seja um espaço para toda a comunidade – desde os que são uns “prós” do desporto aos que querem aprender. Para isso, o espaço vai aliar a vertente desportiva e a ocupação dos tempos livres através da prática da modalidade, atividades extracurriculares, atividades de tempos livres, formação, dinamização de eventos culturais e skate camps.

“Estamos a procurar estabelecer parcerias com as escolas do concelho para que os alunos possam vir para o espaço após o término das aulas. Além da prática do desporto haverá ainda a possibilidade de participar de outras atividades multimédia e gráficas”, conta o turquelense de 44 anos. Com o desenvolvimento do projeto, a associação quer também trazer eventos nacionais à Benedita. 

A abertura teve de ser adiada devido a atrasos motivados pela pandemia, mas deverá decorrer nas próximas semanas. Ainda assim, o “levantar do véu” que a associação tem feito nas redes sociais já motivou diversos contactos de várias regiões do País. “Já recebemos pedidos de informações de Lisboa, do Porto, de Aveiro… Querem saber quando abre e quando podem vir experimentar este projeto único no País. Um grupo de crianças de Lisboa já veio visitar o espaço exterior, tal era a curiosidade”, graceja Pedro Raimundo. 

“Acredito que a Benedita vai assistir a um corrupio muito positivo. É um projeto que vai dinamizar a freguesia e provocar a vinda de pessoas de todo o País”, defende o jovem. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Eborense Sandra Coelho conquista Mundial de clubes

Sandra Coelho sagrou-se campeã do mundo de clubes, este domingo, depois de ter ajudado as espanholas do Vila...

Ténis: Veteranos de todo o País destacaram-se no regresso de torneio ao CT Alcobaça

Filipe Sustelo (Clube Ténis de Setúbal), Dominika Goreka (Lisboa RC) e a dupla Patrícia Couto (CTP Brandão)/Catarina Ferreira...

Homem detido por tentativa de homicídio em Pataias

Um homem, de 30 anos, foi detido pela Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!