Terça-feira, Julho 15, 2025
Terça-feira, Julho 15, 2025

Filme de beneditense premiado em festival da República Checa

Data:

Partilhar artigo:

“Fantasmas: Caminho longo para casa”, do beneditense Tiago Siopa, teve a sua estreia internacional no 24.º Festival Internacional de Cinema Documental Ji.hlava, que decorreu na República Checa. O filme foi o vencedor da secção First Lights, dedicada a primeiras longas-metragens.

“Fantasmas: Caminho longo para casa”, do beneditense Tiago Siopa, teve a sua estreia internacional no 24.º Festival Internacional de Cinema Documental Ji.hlava, que decorreu na República Checa. O filme foi o vencedor da secção First Lights, dedicada a primeiras longas-metragens.

A longa-metragem de 116 minutos foi filmada na Benedita e narra a história de um neto e o fantasma da avó falecida, a Avó Maria, que após um feitiço “conversam como dantes”. Nesta fábula familiar, o realizador Tiago Siopa leva o espectador ao encontro da sua família: mãe, pai, irmão e em particular as suas avós, uma delas personificação da sabedoria ancestral da magia e feitiços populares, que consegue colocar Tiago em contacto com o fantasma da sua outra avó, já falecida”.

Região de Cister - Assine já!

“Quando comecei a trabalhar neste filme o meu avô tinha acabado de falecer e fui percebendo como tudo é efémero”, conta Tiago Siopa, numa entrevista à RTP. “Além disso, queria fazer uma espécie de despedida da minha terra e das memórias da minha infância”, acrescenta o cineasta, explicando que construiu o fantasma da Avó Maria “através da fala”. A história é contada pela exploração visual abstrata, onde a “voz” e o “diálogo” são predominantes. É possível encontrar no filme uma “escavação fílmica pela infinitude das possibilidades da memória” e uma “indagação sobre os limites da perceção”, através de um “cruzamento entre as almas do presente e do passado”.

O júri do festival internacional de cinema documental decidiu atribuir o prémio ao filme do beneditense “pelo magnífico estilo cinematográfico” e por “contar histórias espiritualmente enriquecedoras”.

“Um épico em pequena escala a sugerir todo um mundo mitológico. Um frágil ensaio sobre uma memória, sobre raízes humanas, e sobre um momento em que a presença está explicitamente relacionada com o futuro e o passado. O filme como um verso livre. Puro cinema”, lê-se na declaração do júri. 

“Fantasmas: Caminho Longo para Casa” foi apresentado, em estreia mundial, há um ano, no Grande Auditório da Culturgest – Fundação CGD, no âmbito do Doclisboa, onde concorreu na categoria de competição portuguesa. O filme já tinha sido distinguido em 2018, com o prémio RTP na categoria de “Melhor Projeto em Fase de Pós-Produção”, no programa Arché do DocLisboa, “que equivaleu à aquisição por parte da RTP dos seus direitos de exibição”.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

AMA Pedra do Ouro criada para melhorar localidade

Constituída há um mês, a Associação de Moradores e Amigos (AMA) Pedra do Ouro nasceu para dar impulso...

Espaços noturnos da Nazaré só podem funcionar até às 2 da manhã

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, na passada semana, uma proposta de funcionamento dos espaços comerciais noturnos que...

Nova diretora do AE Nazaré quer reforçar valorização da escola pública

Paula Trindade assumiu, no passado dia 2 de julho, a Direção do Agrupamento de Escolas (AE) da Nazaré...

Feira do Livro da Nazaré celebra 50 anos de literatura e liberdade

A Feira do Livro da Nazaré celebra a liberdade e meio século de história dedicada à promoção da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!