Quarta-feira, Maio 13, 2026
Quarta-feira, Maio 13, 2026

Turma da D. Pedro I recolhe escovas para ajudar o Planeta

Data:

Partilhar artigo:

De três em três meses é hora de mudar a escova de dentes. E onde deve colocar a antiga? No lixo? No ecoponto amarelo? A resposta é agora dada pelos alunos da turma do 6.º E da EB2/3 D. Pedro I, que desafiam a comunidade a entregar os artigos na instituição escolar, de forma a garantir que estes acabam no devido lugar. 

De três em três meses é hora de mudar a escova de dentes. E onde deve colocar a antiga? No lixo? No ecoponto amarelo? A resposta é agora dada pelos alunos da turma do 6.º E da EB2/3 D. Pedro I, que desafiam a comunidade a entregar os artigos na instituição escolar, de forma a garantir que estes acabam no devido lugar. 

De acordo com a Sociedade Ponto Verde, cada português produz uma média de 1,32 quilos de lixo por dia e apenas cerca de 200 gramas vão para os ecopontos. No entanto, as escovas de dentes ainda provocam alguma “confusão” e a grande maioria acaba, lamentavelmente, no lixo comum. 

Região de Cister - Assine Já!

Para inverter esta tendência, no âmbito da disciplina de Oferta Complementar Turma em Projeto, a turma do Agrupamento de Escolas de Cister criou a atividade “Menos Escovas, Menos Poluição”. 

“O projeto pretende reduzir o desperdício causado pela utilização das escovas de dentes, nomeadamente a poluição ambiental causada pelos plásticos”, explica Maria Margarida Inácio, docente responsável pelo projeto. 

Assim, a comunidade é desafiada a entregar os artigos de higiene pessoal na portaria da Escola D. Pedro I, sendo que serão depois “tratados” com a ajuda da Câmara de Alcobaça. “Essas escovas serão recolhidas pela Câmara de Alcobaça e posteriormente esterilizadas e recicladas pela empresa Extruplás [que transforma plástico em equipamento e mobiliário de exterior]”, explica. 

A atividade vai decorrer entre o próximo mês e o final do ano letivo, estando neste momento os alunos a preparar os recipientes de recolha. “É um projeto que através de pequenas ações fará a diferença. É menos uma escova que vai para o lugar errado e a transformação alcança-se passo a passo”, declara a professora ao REGIÃO DE CISTER.

Junte-se a este pequeno grupo de ambientalistas e contribua para a missão… com a sua escova de dentes. 

 

 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Andebol: Dom Fuas AC festeja subida à 2.ª Divisão Nacional

O Dom Fuas AC venceu na deslocação ao reduto da ACD Monte (36-31), este sábado, e já selou...

Futsal: Dupla da Benedita guia Sporting à conquista da Liga dos Campeões

Os técnicos Nuno Dias e Paulo Luís - o primeiro residente na Benedita e o segundo natural da...

Quatro projetos apurados na fase regional do Ginásio do Empreendedor

A final regional do Ginásio do Empreendedor decorreu na passada segunda-feira à tarde, no Panorama – Multiusos de...

CTE de informática de Alcobaça recebeu atividade com drones e programação

O Centro Tecnológico Especializado (CTE) de Informática do Agrupamento de Escolas de Cister, em Alcobaça, acolheu recentemente um...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!