Quarta-feira, Janeiro 14, 2026
Quarta-feira, Janeiro 14, 2026

Hóquei: Lucas Honório já decide na elite aos 17 anos

Data:

Partilhar artigo:

O talento de Lucas Honório Santos permitiu-lhe saltar etapas no processo formativo e o simples facto de se estrear na 1.ª Divisão aos 17 anos apenas veio comprovar a tese de que se  trata de um predestinado.

O talento de Lucas Honório Santos permitiu-lhe saltar etapas no processo formativo e o simples facto de se estrear na 1.ª Divisão aos 17 anos apenas veio comprovar a tese de que se  trata de um predestinado.

No dia 3, o Sp. Tomar perdia com o HC “Os Tigres” (1-3) já nos últimos minutos, quando Lucas Honório marcou dois livres diretos, um dos quais numa execução de elevado recorte técnico, e lançou a equipa para uma reviravolta confirmada por Xanoca Marques a 28 segundos do fim (4-3).

Região de Cister - Assine já!

“São momentos e assim como posso decidir para a vitória também pode acontecer o contrário”, conta o jovem ao REGIÃO DE CISTER. 

O turquelense, que se estreou contra a equipa principal do HC Turquel este sábado, está emprestado pelo Benfica aos leões do Nabão e cumpre a primeira época num dos melhores campeonatos do mundo ainda com idade de júnior.

“Fazer a estreia na 1.ª Divisão é um sonho e chegar a profissional era um objetivo que já tinha traçado para o futuro”, afirma o atleta que quer sempre mais.

“Ainda não atingi o nível que pretendo, mas trabalho para o conseguir”, refere, explicando que a escolha pelo Sp. Tomar recaiu na estabilidade do clube e nos objetivos de ficarem entre as oito melhores equipas.

Desde o início da temporada, Lucas Honório já marcou 4 golos no campeonato, um na Taça 1947 e cinco na goleada sobre o HC Ponta Delgada (3-18) para a Taça de Portugal, mas ainda assim não lhes dá muita importância.

“Não são um objetivo concreto, claro que ajuda, mas mais importante é jogar na 1.ª Divisão e ganhar experiência junto dos mais velhos”, relata o jovem, que na pré-época realizou alguns treinos com a equipa principal das águias antes de se transferir para Tomar.

Aos 17 anos, o hoquista vive apenas para a modalidade e revela alguns dos maiores sonhos no rinque: “representar um clube grande, que luta por campeonatos, ligas europeias e campeonatos do Mundo”. O maior sonho, no entanto, é sagrar-se campeão do mundo pela Seleção Nacional.

Pela evolução que regista ao mais alto nível, festejar a conquista do ceptro mundial é só uma questão de tempo.

Formação foi recheada de títulos…

Lucas Honório tem um currículo na formação que não deixa margem para dúvidas. Pelos juvenis do Benfica, para o qual se mudou do HC Turquel em 2017, conquistou vários campeonatos nacionais de juvenis e juniores e a Eurockey Cup sub-17, em 2019.

A nível de seleções jovens, representou a equipa das quinas nos escalões de sub-17 e sub-19, tendo o maior título da carreira sido a conquista do campeonato da Europa de juvenis, em 2017.

Para já, deverá continuar nas escolhas da Seleção Nacional de sub-19 e mais tarde, quem sabe, chegue à Seleção A.

AD Footer

Artigos Relacionados

Frederico Santos: “Objetivo é afirmar o Cister SA como referência nacional na formação”

Com um notável currículo no andebol, Frederico Santos assumiu a coordenação técnica do Cister SA no início...

Natércia Inácio publica novo conto que promove leitura, saúde e inclusão

Cerca de quatro anos depois de lançar “A Sereia Isobella”, Natércia Inácio está de regresso com mais...

Rafael Alves vence 13.ª edição do The Voice Portugal

Rafael Alves, da equipa de Sónia Tavares, foi o vencedor da 13.ª temporada do programa The Voice Portugal....

Empresas de Alcobaça batem recorde histórico de exportações

 O concelho de Alcobaça registou, em outubro de 2025, o valor mensal mais alto de exportações desde janeiro...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!