Domingo, Setembro 15, 2024
Domingo, Setembro 15, 2024

SOCEM foi a empresa que mais investiu no combate à pandemia

Data:

Partilhar artigo:

A SOCEM foi a empresa do concelho de Alcobaça que mais investiu no combate à pandemia. A empresa sediada na Martingança aplicou perto de 500 mil euros no desenvolvimento do projeto “Triple S – Simples, Sustentável e Seguro”, que tinha como objetivo criar máscaras e viseiras personalizadas que se distinguem pela inovação, durabilidade e sustentabilidade.

A SOCEM foi a empresa do concelho de Alcobaça que mais investiu no combate à pandemia. A empresa sediada na Martingança aplicou perto de 500 mil euros no desenvolvimento do projeto “Triple S – Simples, Sustentável e Seguro”, que tinha como objetivo criar máscaras e viseiras personalizadas que se distinguem pela inovação, durabilidade e sustentabilidade.

O investimento foi feito no âmbito do programa Portugal 2020 e contou com o incentivo de cerca de 400 mil euros de fundos europeus, perfazendo o maior investimento da região de Cister no novo mercado.

Região de Cister - Assine Já!

No pódio dos investimentos das empresas da região, a 2.ª posição é ocupada pela Abstractalchemy, localizada na zona industrial de Pataias, que investiu 465 mil euros (372 mil euros de incentivos) no fabrico de gel hidroalcoólico, enquanto a RPK Moldes, na Martingança, apostou 460 mil euros (368 mil euros provenientes de fundos europeus) no desenvolvimento e produção da máscara facial victory.

No total, 16 empresas do concelho candidataram-se ao Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva no contexto a Covid-19 (Portugal 2020), aplicando perto de 3,9 milhões de euros, dos quais 3,23 milhões comparticipados, na produção e fabrico de equipamentos de proteção individual, máscaras, álcool gel e outras produtos de combate à propagação do vírus.

Já no concelho de Porto de Mós apenas o ginásio NF Clube investiu 26,2 mil euros na criação de instrumentos e procedimentos de atuação de todos os frequentadores do edifício e foram também investidos 25,4 mil euros em adaptações profiláticas para a reabertura ao público do complexo turístico das Grutas de Mira de Aire. Ambos os investimentos contaram com o financiamento de fundos europeus na ordem dos 50% e colocam o município no 7.º lugar da lista de concelhos do distrito que mais investiu.

De acordo com os dados, relativos a dezembro de 2020, nenhuma empresa do concelho da Nazaré se candidatou ao programa Portugal 2020 no âmbito da produção de materiais de combate à pandemia.

Em todo o distrito, foram efetuados um total de 105 projetos, que resultou num investimento superior a 22,94 milhões de euros, dos quais 15,8 milhões de euros foram obtidos através do programa Portugal 2020.

A Moldes RP, com sede na Marinha Grande, foi a empresa do distrito que apresentou o maior esforço financeiro, apostando 3, 4 milhões de euros, aproximadamente, enquanto a Vetor Ascendente, localizada em Leiria, aplicou 3 milhões de euros. Mais de 60% dos investimentos foram realizados por apenas dez empresas, sendo que Leiria foi o concelho que apresentou mais projetos, com 36, seguido pela Marinha Grande, que registou 22.

Na listagem a nível nacional, o distrito de Leiria foi o terceiro com maior investimento no desenvolvimento e produção de acessórios e instrumentos de combate à covid-19, sendo apenas superado pelas regiões metropolitanas de Lisboa e Porto, que investiram em conjunto 60 milhões de euros.

AD Footer

Artigos Relacionados

Grupo Desportivo “Os Nazarenos” engalanou-se para os… 100!

Foi uma verdadeira noite de gala. E a verdade é que a comemoração do centenário do Grupo Desportivo...

Futebol de praia: Nazarenos são vice-campeões mundiais universitários no Brasil

Os nazarenos Alexandre Lança, Bruno Pola e Alexandre Batista ajudaram a Seleção Nacional a ser vice-campeã mundial universitária,...

Associações da Cela destacam uma das melhores Festas da Fruta

As tasquinhas da Festa da Fruta da Cela fizeram as delícias dos milhares de visitantes que acorreram ao...

Joel Machado representa País no Mundial de vídeo subaquático

Joel Machado, em equipa com Mariana Chilão (ambos em representação do Clube Naval de Sesimbra), foi convocado para...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!