Confinamento 101” é o mote do curso online direcionado aos jovens que estão a ter dificuldade em gerir as emoções no período de confinamento. O projeto é da autoria da startup “What Drives Youth”, dirigida pelo alcobacense João Mateus.
Confinamento 101” é o mote do curso online direcionado aos jovens que estão a ter dificuldade em gerir as emoções no período de confinamento. O projeto é da autoria da startup “What Drives Youth”, dirigida pelo alcobacense João Mateus.
Com o novo confinamento, vários jovens revelaram ter dificuldades a gerir emoções como a ansiedade, a raiva e o aborrecimento. Para analisar o impacto do isolamento na saúde mental dos adolescentes, a startup lançou um questionário. “Percebemos que o confinamento está a afetar os jovens, que ficam sem saber como lidar com a frustração e a ansiedade. A raiva é o resultado da dificuldade de gerir estes sentimentos”, explica João Mateus.
Perante este panorama, a empresa emergente, que funciona como escola digital complementar ao currículo regular dos jovens do ensino secundário, com o foco em soft e meta skills, criou o curso com nove episódios. “No primeiro vídeo, a What Drives Youth explica quais as origens da emoção, no segundo como podemos reenquadrar essa mesma emoção para a percecionar de uma forma mais positiva e, no terceiro, que estratégias podemos usar para ultrapassar essa emoção”, explica o responsável.
Os vídeos foram partilhados no canal de Youtube do projeto e contam mais de 600 visualizações na plataforma.
Com vista a complementar os conteúdos, o curso incluiu ainda três diretos na rede social Instagram com psicólogos especializados.
As atividades são gratuitas, uma vez que a startup acredita estar a “apenas a cumprir a responsabilidade social”. “Queremos fazer o nosso papel para contribuir para um maior bem-estar dos jovens portugueses. Não faz sentido cobrar por um projeto que visa apenas ajudar o maior número de jovens possível a enfrentar um período mais desafiante como aquele que vivemos”, assevera.
O “rosto” da What Drives Youth afiança que o projeto não é só para jovens. “O público-alvo são os estudantes do ensino secundário, mas o facto de utilizarmos uma plataforma livre de inscrição [Youtube] permite que pessoas de todas as idades consigam recorrer ao apoio”, analisa.
A What Drives Youth é apoiada pelo fundo Startup Voucher, implementada pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação como parte da estratégia de empreendedorismo do programa StartUp Portugal. “Tínhamos planeada uma digressão por várias escolas para alertar os jovens sobre a importância de desenvolver este tipo de skills. O confinamento alterou os planos, mas não podíamos ficar parados”, conclui.