Terça-feira, Fevereiro 3, 2026
Terça-feira, Fevereiro 3, 2026

“Confinamento 101” ajuda jovens a lidar com isolamento

Data:

Partilhar artigo:

Confinamento 101” é o mote do curso online direcionado aos jovens que estão a ter dificuldade em gerir as emoções no período de confinamento. O projeto é da autoria da startup “What Drives Youth”, dirigida pelo alcobacense João Mateus.

Confinamento 101” é o mote do curso online direcionado aos jovens que estão a ter dificuldade em gerir as emoções no período de confinamento. O projeto é da autoria da startup “What Drives Youth”, dirigida pelo alcobacense João Mateus.

Com o novo confinamento, vários jovens revelaram ter dificuldades a gerir emoções como a ansiedade, a raiva e o aborrecimento. Para analisar o impacto do isolamento na saúde mental dos adolescentes, a startup lançou um questionário. “Percebemos que o confinamento está a afetar os jovens, que ficam sem saber como lidar com a frustração e a ansiedade. A raiva é o resultado da dificuldade de gerir estes sentimentos”, explica João Mateus.

Região de Cister - Assine já!

Perante este panorama, a empresa emergente, que funciona como escola digital complementar ao currículo regular dos jovens do ensino secundário, com o foco em soft e meta skills, criou o curso com nove episódios.  “No primeiro vídeo, a What Drives Youth explica quais as origens da emoção, no segundo como podemos reenquadrar essa mesma emoção para a percecionar de uma forma mais positiva e, no terceiro, que estratégias podemos usar para ultrapassar essa emoção”, explica o responsável.

Os vídeos foram partilhados no canal de Youtube do projeto e contam mais de 600 visualizações na plataforma.

Com vista a complementar os conteúdos, o curso incluiu ainda três diretos na rede social Instagram com psicólogos especializados.

As atividades são gratuitas, uma vez que a startup acredita estar a “apenas a cumprir a responsabilidade social”. “Queremos fazer o nosso papel para contribuir para um maior bem-estar dos jovens portugueses. Não faz sentido cobrar por um projeto que visa apenas ajudar o maior número de jovens possível a enfrentar um período mais desafiante como aquele que vivemos”, assevera.

O “rosto” da What Drives Youth afiança que o projeto não é só para jovens. “O público-alvo são os estudantes do ensino secundário, mas o facto de utilizarmos uma plataforma livre de inscrição [Youtube] permite que pessoas de todas as idades consigam recorrer ao apoio”, analisa.

A What Drives Youth é apoiada pelo fundo Startup Voucher, implementada pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação como parte da estratégia de empreendedorismo do programa StartUp Portugal. “Tínhamos planeada uma digressão por várias escolas para alertar os jovens sobre a importância de desenvolver este tipo de skills. O confinamento alterou os planos, mas não podíamos ficar parados”, conclui.

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem morre no concelho de Porto de Mós após queda de telhado de armazém

Um homem faleceu esta segunda-feira no concelho de Porto de Mós na sequência de uma queda de um...

Jovens lançam nova agência criativa com ADN em Alcobaça

Ana Oliveira e Carolina Albuquerque, de 28 anos, e Renata Monteiro, de 27, são as três jovens empreendedoras...

Escola Básica conquista concurso Repórter Electrão

A Escola Básica de Pedreiras, em Porto de Mós, foi distinguida com o primeiro prémio, referente ao 1.º...

Doações de sangue com pior registo das últimas três décadas

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho de Alcobaça recebeu 774 dádivas de sangue no ano...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!