Quarta-feira, Setembro 3, 2025
Quarta-feira, Setembro 3, 2025

Museu do Vinho de Alcobaça reabre com espaços requalificados

Data:

Partilhar artigo:

O Museu do Vinho de Alcobaça reabriu de “cara lavada” após ter estado quase três meses encerrado devido à pandemia. A paragem forçada foi aproveitada pela Câmara para avançar com obras de requalificação no edifício da destilaria e na Adega dos Balseiros.

O Museu do Vinho de Alcobaça reabriu de “cara lavada” após ter estado quase três meses encerrado devido à pandemia. A paragem forçada foi aproveitada pela Câmara para avançar com obras de requalificação no edifício da destilaria e na Adega dos Balseiros.

Melhorar condições e acessibilidades aos visitantes e dar uma nova vida a algumas áreas do museu foram os principais objetivos desta primeira fase da empreitada, que arrancou em maio do ano transato.

Região de Cister - Assine já!

A intervenção mais profunda da obra, avaliada em 460 mil euros, incidiu sobre o edifício composto pela destilaria e armazém das aguardentes, tendo resultado na criação de um complexo museológico. Também a Adega dos Balseiros foi alvo de obras de “melhoria estrutural do edifício”, nomeadamente na cobertura, fachada e acessos.

As obras deverão estar concluídas no próximo mês e os visitantes terão então a oportunidade de visitar o novo armazém,  a zona de destilaria e a adega. O desejo é inaugurar os novos espaços a 18 de maio, no âmbito das celebrações do Dia Internacional do Museu. “Faltam concluir pequenas questões de pormenor, mas tudo indica que a obra estará totalmente concluída em maio”, revela Alberto Guerreiro, museólogo na Câmara de Alcobaça.

Assim, a Adega dos Balseiros voltará a integrar o circuito habitual de visitas, mas a zona de destilaria passará a fazer parte de uma nova proposta do museu, direcionado para eventos e exposições. “É uma nova aposta que vai expandir e enriquecer a oferta do Museu. Vai acolher exposições temporárias e eventos mais alternativos”, explica o também coordenador da Rede de Museus Portugueses do Vinho.

O alcobacense Thierry Ferreira será o primeiro artista a expor no novo espaço museológico do Museu do Vinho de Alcobaça com uma mostra que deverá ser inaugurada a 17 de junho. “A exposição do escultor estará presente no novo armazém, nos jardins do Museu do Vinho e também no Parque Verde”, antecipa Alberto Guerreiro.

Não fosse a pandemia, 2020 teria possívelmente entrado para a história do museu como o ano que registou mais visitantes no primeiro trimestre. Porém, as visitas do espaço museológico caíram cerca de 80%, quebra justificada pelo decréscimo de venda de bilhetes e cancelamento de marcações de grupo. “À semelhança do panorama nacional, o Museu do Vinho de Alcobaça sofreu um penoso golpe no que refere à afluência de visitantes. No entanto, com a autorização de reabertura já há registo de agendamento de visitas… São boas notícias”, analisa o museólogo.

Com todas as medidas de segurança, com entradas gratuitas até 18 de maio e com novidades, o Museu do Vinho de Alcobaça está pronto para receber os visitantes de terça-feira a domingo.

AD Footer

Artigos Relacionados

Futebol: Ricardo Esgaio deixa o Sporting e prossegue carreira na Turquia

Ricardo Esgaio deixou o Sporting após quatro temporadas consecutivas, 17 com interregnos e contabilizando a formação', e vai...

Futebol: Nazarenos elimina Sourense e continua a sonhar na Taça de Portugal

O sonho da Taça de Portugal continua! O Nazarenos está na segunda eliminatória da prova rainha depois de...

Hóquei: Turquelense Santiago Honório festeja título europeu por Portugal

O turquelense Santiago Honório (Sporting) ajudou a Seleção Nacional de sub-19 a sagrar-se, na noite deste sábado, tricampeã...

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!