Quarta-feira, Julho 6, 2022
Quarta-feira, Julho 6, 2022

Nova portaria e loja do Mosteiro de Alcobaça abrem portas

Data:

Partilhar artigo:

A nova portaria e a nova loja do Mosteiro de Alcobaça foram inauguradas, esta segunda-feira, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A nova portaria e a nova loja do Mosteiro de Alcobaça foram inauguradas, esta segunda-feira, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Com a empreitada “Requalificação da Portaria e Loja”, concluída no final de 2019, a entrada no monumento e a venda de bilhetes deixam de ser feitas na igreja e passarão a ser realizadas pela e na ala norte, devolvendo-se à portaria do mosteiro a sua função primeva. “A mudança vai beneficiar bastante as condições de conservaçao e de segurança e até de interpretaçao e usufruto cultual e cultural do monumento”, sublinhou a diretora do Mosteiro de Alcobaça, Ana Pagará.

Também foram melhorados os acessos exteriores à nova portaria através da escadaria. “O estado da escadaria nao permitia condições de acessibilidade em segurança, tendo sido melhorada através de um tapete de aço-corten”, explicou Ângelo Costa Silveira, arquiteto responsável pelo projeto.

Por sua vez, a loja passa a funcionar na Sala das Conclusões, localizada simultaneamente no fim do novo percurso de visita. 

“O novo percurso expositivo foi pensado em pré-covid mas ajusta-se perfeitamente às necessidades da pandemia”, destacou o diretor-geral do Património Cultural. Bernardo Alabaça lembrou ainda que se tratam de empreitadas inseridas num “investimento mais vasto” e que tem como “componente mais visivel a recuperaçao da fachada”.

De acordo com a tutela, a empreitada designada “Conservação e Restauro da Fachada Oeste e Norte Rebocada”, que está em curso, deverá estar concluída em julho. 

 

Reportagem completa a ler na edição impressa de 22 de abril

 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!