Domingo, Agosto 31, 2025
Domingo, Agosto 31, 2025

Papelaria J. Ferreira & Melo cria soluções há 33 anos em Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

O que seria de um escritório sem tinteiros, material de escrita, pastas de arquivo, fotocopiadoras ou papel fotocópia de várias gramagens e cores? Em Alcobaça, todos esses produtos podem ser encontrados na Papelaria J. Ferreira & Melo, espaço criado “com orgulho e dedicação” por Carlos Sousa em 1988. 

O que seria de um escritório sem tinteiros, material de escrita, pastas de arquivo, fotocopiadoras ou papel fotocópia de várias gramagens e cores? Em Alcobaça, todos esses produtos podem ser encontrados na Papelaria J. Ferreira & Melo, espaço criado “com orgulho e dedicação” por Carlos Sousa em 1988. 

Com mais de duas décadas de experiência no ramo do comércio de materiais de escritório, Carlos Sousa e um sócio aceitaram o desafio de abrir um espaço próprio há 33 anos. A primeira loja da J. Ferreira & Melo estava instalada na Rua Vasco da Gama e ali permaneceu durante três anos. “Os primeiros passos foram dados ali. Costumo dizer que a história desta empresa, com mais de três décadas, nasceu naquela rua”, conta Carlos Sousa ao REGIÃO DE CISTER. Sempre atentos a novas oportunidades, em 1991, os empresários “levaram” a papelaria para a Rua de Olivença.

Região de Cister - Assine já!

Dar resposta aos “desejos” dos clientes e partir em verdadeiras demandas para encontrar soluções adequadas para cada situação fazem parte do dia a dia de Carlos Sousa. De facto, é atrás do balcão que o empresário natural de Leiria se sente mais feliz. E embora nem todos os dias sejam “um mar de rosas”, os desafios tornam a rotina na papelaria mais “animada”. “Há mais de cinco décadas que trabalho atrás do balcão e é aqui que me sinto feliz. Ajudar o cliente a encontrar o que precisa e os dois dedos de conversa que acompanham o atendimento são aspetos muito satisfatórios”, confessa. 

Carlos Sousa, que sai todos os dias dos Parceiros, em Leiria, para abrir o estabelecimento em Alcobaça, sublinha que “santos à porta não fazem milagres”. Ainda assim, diariamente tenta encontrar soluções para tudo e para todos, sempre com o intuito de “colocar um sorriso no rosto do cliente”. 

Atualmente, o proprietário gere a papelaria com o apoio da filha, Andreia, e da funcionária Isabel. “São um grande apoio. É bom ter uma equipa na qual podemos confiar plenamente e esse é um aspeto essencial para o sucesso de qualquer negócio”, confidencia. Conquistar e manter a confiança do cliente, entender “quem está do outro lado” e fazer um trabalho “ímpar” são alguns das lições que Carlos Sousa ambiciona partilhar com a filha, que poderá vir a assumir o negócio familiar. “O comércio local enfrenta um período desafiante, mas acredito que se continuarmos a fazer um bom trabalho, o cliente reconhece e volta”, entende. 

Por enquanto, quem entrar pela porta da Papelaria J. Ferreira & Melo continuará a ser recebido pela sorriso de Carlos Sousa, mas o empresário assegura que “não planeia comemorar os 100 anos atrás do balcão” e que o futuro da papelaria depende da filha Andreia e da “amizade” dos alcobacenses. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Turquelense Santiago Honório festeja título europeu por Portugal

O turquelense Santiago Honório (Sporting) ajudou a Seleção Nacional de sub-19 a sagrar-se, na noite deste sábado, tricampeã...

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Beneclima aposta em ares condicionados e eletricidade

A Beneclima está sediada, tal como o nome antecipa, na Benedita e acumula cerca de 20 anos de...

Elogio do elogio

Então não será mais agradável dizer de alguém que “está bonito”, “escreveu bem” ou “teve coragem” do que...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!