Sábado, Novembro 1, 2025
Sábado, Novembro 1, 2025

Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros pode ganhar piscina biológica e infinita

Data:

Partilhar artigo:

Uma piscina biológica e infinita com uma vista panorâmica para o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros no Arrimal? É a proposta de Gonçalo Costa Cordeiro e Sara Ribeiro, que pela terceira vez integra a lista de finalistas ao Orçamento Participativo. 

Uma piscina biológica e infinita com uma vista panorâmica para o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros no Arrimal? É a proposta de Gonçalo Costa Cordeiro e Sara Ribeiro, que pela terceira vez integra a lista de finalistas ao Orçamento Participativo. 

O projeto prevê a requalificação da Lagoa da Portela do Vale de Espinho, local que se encontra abandonado, com o objetivo de o devolver à comunidade e de criar uma nova atração à localidade da Portela de Vale de Espinho, da União de Freguesias de Arrimal e Mendiga. A proposta teve a sua ideia original em 2017 e participou nos orçamentos participativos em 2018 e 2020.

Região de Cister - Assine Já!

“A ideia é tirar partido do potencial deste património natural”, sublinha Gonçalo Costa Cordeiro ao REGIÃO DE CISTER. “Pretendemos dinamizar esta ‘aldeia esquecida’, promovendo a sustentabilidade e potenciando o turismo”, acrescenta um dos proponentes da proposta. 

A “Requalificação da Lagoa da Portela do Vale de Espinho” visa a criação de uma piscina cuja purificação da água seja realizada através de processos naturais, numa zona em que o utilizador possa contemplar a natureza e a paisagem. A proposta inclui o suporte da zona envolvente com pedra natural, a impermeabilização da lagoa, de forma a que não perca as suas características morfológicas, a construção de estruturas para que a zona seja visitável e transitável pedonalmente, a criação de uma zona comercial, de uma zona de lazer com esplanada, o aproveitamento e o aumento da estrutura já existente, transformando-a em balneário, e ainda a construção de uma zona de  estacionamento organizado. 

Na edição anterior do Orçamento Participativo, a proposta “Requalificação da Lagoa da Portela do Vale de Espinho” ficou em 2.º lugar, com 354 votos. Este ano vai competir com as propostas “Campo de Padel – Juncal”, “Via Pedonal da Lapa – Alqueidão da Serra”, “Nós na Natureza”, “Pinhal do Povo” e “Requalificação da ‘Eira da Maquina’ – Entrada Sul de Serro Ventoso”. A 4.ª fase de votação vai decorrer até 31 de agosto. 

O projeto mais votado vai ser integrado na proposta de Orçamento Municipal e também no Plano de Atividades do Município para 2022, com o compromisso de execução até dezembro. 

Na edição deste ano do Orçamento Participativo, a participação é alargada a jovens, maiores de 16 anos, com a possibilidade de cada munícipe votar em duas propostas distintas. O valor atribuído ao projeto vencedor volta a ser de 75 mil euros. Os cidadãos podem votar através do portal de participação op.municipio-portodemos.pt ou presencialmente em Assembleias Participativas nas Juntas de Freguesia. 

A proposta de Susana Reis para a conservação e restauro da talha dourada da antiga igreja matriz de Mira de Aire foi a vencedora do Orçamento Participativo do ano passado, com 612 votos, que teve como objetivo travar o processo de degradação dos retábulos em talha dourada deste património com vista à valorização do seu acervo.

AD Footer

Artigos Relacionados

Número de animais recolhidos e de adoções baixa no Croama

Os números do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Alcobaça (Croama) diminuíram em...

Grutas de Mira de Aire vão integrar associação espanhola

As Grutas de Mira de Aire vão integrar a Associação de Grutas Turísticas de Espanha (ACTE). A confirmação...

Gin Casanova Citrus ganha medalha de prata em concurso internacional

O gin Casanova Citrus, produzido pela adega de Alcobaça Lemos Figueiredo, foi premiado com uma medalha de prata...

Descarga ilegal de efluentes pecuários detetada em Aljubarrota após denúncia

O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR de Caldas da Rainha detetou, no...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!