Quinta-feira, Julho 3, 2025
Quinta-feira, Julho 3, 2025

MIAT acolhe exposição que sensibiliza para o cancro da mama

Data:

Partilhar artigo:

O Museu Industrial e Artesanal do Têxtil (MIAT), de Mira de Aire, apresenta “Mamaminha”, uma exposição itinerante, alusiva às vítimas do cancro da mama, da autoria da artista têxtil Inês Carrelhas.

O Museu Industrial e Artesanal do Têxtil (MIAT), de Mira de Aire, apresenta “Mamaminha”, uma exposição itinerante, alusiva às vítimas do cancro da mama, da autoria da artista têxtil Inês Carrelhas.

Composta por cinco instalações “site specific” de arte têxtil, a mostra é uma interpretação estética e artística da vivência de um cancro de mama, experienciada pela artista e completada pela participação e testemunhos de outras mulheres. O projeto nasceu em 2018, entre os corredores do Instituto Português de Oncologia e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. “Comecei a forrar os aros dos soutiens, que fui pedindo por aí, enquanto esperava pelas consultas e resolvi representar 75 mulheres que tinham sofrido desta doença, dando voz a esta problemática e, sobretudo, alertar para a prevenção e para o diagnóstico precoce” explica a artista. 

Região de Cister - Assine Já!

 “Mamaminha” vai estar patente no MIAT até 15 de outubro e que conta com o apoio institucional da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Em paralelo, vão ser agendados workshops e conversas dirigidas a mulheres e a homens que passaram ou estão a passar pela doença do cancro da mama, onde a artista partilhará com eles, através da arte, uma experiência lúdica e emocional à volta do seu próprio corpo. 

A exposição itinerante já esteve em exibição no Museu Natural de História e da Ciência da Universidade de Lisboa e também na Torre do Relógio da Estação de São Bento, no Porto. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Suburbia: a nova cooperativa de agentes culturais de Alcobaça

Depois de ter nascido há cerca de dois anos, o projeto Suburbia é agora uma cooperativa cultural que,...

Região tem duas dezenas de empresas Cotec

Duas dezenas de empresas da chamada região de Cister foram distinguidas com o estatuto “Inovadora Cotec 2025”, promovida...

Confraria promove obras de conservação no coreto do Largo de Nossa Senhora da Nazaré

A Confraria Nossa Senhora da Nazaré anunciou que estão em curso as obras de conservação do coreto no...

Casa Belita de portas abertas na Sub-Vila na Nazaré há mais de 60 anos

Foi a primeira casa comercial do género a instalar-se na Rua Sub-Vila, na Nazaré, na década de 1960,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!