A Taberna d’Adélia, na Nazaré, é um dos três restaurantes do distrito de Leiria recomendados no Guia Michelin 2021.
A Taberna d’Adélia, na Nazaré, é um dos três restaurantes do distrito de Leiria recomendados no Guia Michelin 2021.
“Agradável, acessível, de ambiente popular e… a apenas uns passos da praia! Aqui a proposta, de gosto tradicional, destaca-se pela qualidade dos peixes e mariscos”, escreve a reputada publicação, que distinguiu ainda o Casinha Velha, nos Marrazes, em Leiria, e o Sabores D’Itália, em Caldas da Rainha.
De fora do guia ficou o restaurante António Padeiro, de Alcobaça, que constava nos últimos anos.
O Guia Michelin 2021 atribuiu uma estrela a mais cinco novos restaurantes em Portugal. O Al Sud, em Lagos, A Ver Tavira, em Tavira, Cura, em Lisboa, Esporão, em Reguengos de Monsaraz, e Vila Foz, no Porto, são os nomes que agora se juntam à lista cada vez maior de espaços gastronómicos premiados pelos inspetores.
Além das novidades, em 2022 Portugal mantém todas as distinções anteriores e continua a não ter nenhum restaurante com a classificação máxima (três estrelas, “uma cozinha única, justifica a viagem”).
O País conta, assim, com sete restaurantes com duas estrelas (“cozinha excelente, vale a pena o desvio”) e 26 com uma estrela Michelin.
As distinções reconhecem a qualidade da cozinha, com base em cinco critérios avaliados pelos inspetores, de forma anónima: qualidade dos produtos, domínio dos pontos de cozedura e das texturas, equilíbrio e harmonia dos sabores, personalidade da cozinha e regularidade.