Quarta-feira, Maio 7, 2025
Quarta-feira, Maio 7, 2025

Festas de São Pedro “abrem” Central das Artes

Data:

Partilhar artigo:

Depois de dois anos de interregno, as emblemáticas Festas de São Pedro estão de regresso a Porto de Mós num formato pré-pandémico. A abertura do certame no dia 25 do próximo mês coincidirá com a inauguração da Central das Artes, espaço criado a partir da requalificação da antiga Central Termoelétrica, onde passará a funcionar o gabinete da Cultura do Município. 

Depois de dois anos de interregno, as emblemáticas Festas de São Pedro estão de regresso a Porto de Mós num formato pré-pandémico. A abertura do certame no dia 25 do próximo mês coincidirá com a inauguração da Central das Artes, espaço criado a partir da requalificação da antiga Central Termoelétrica, onde passará a funcionar o gabinete da Cultura do Município. 

Será também no novo edifício cultural que vai decorrer a cerimónia dos Prémios Dom Fuas, numa homenagem às empresas e aos empresários do concelho, e também uma exposição de escultura e pintura da autoria do portomosense Luís Amado e da madeirense Marta de Castro.

Região de Cister - Assine já!

O programa foi apresentado pela Câmara de Porto de Mós numa conferência de imprensa, no Castelo, a que se seguiu de uma degustação de petiscos.  “As Festas de São Pedro fazem parte daquilo que é a tradição e as vivências do concelho de Porto de Mós. Retomamo-las com um espírito de realidade condicionada, mas valorizando a promoção daquilo que é nosso”, sublinhou o presidente da Câmara. “Estamos cá para abraçar este projeto comum que é o concelho de Porto de Mós e as suas festas, trazendo a cultura daqueles que a fazem cá e que representam o nosso concelho, como os ranchos folclóricos, as marchas populares, as concertinas da Barrenta, os cavaquinhos e os artistas locais”, acrescentou Jorge Vala, avançando que uma das homenageadas desta edição será  Amélia Ribeiro, que “fez história” com os seus coscorões, tão típicos do evento e que faleceu este ano.

Sob o lema “O nosso património”, o recinto das Festas de São Pedro será palco de várias atividades, até 3 de julho. Entre as iniciativas, consta a 5ª edição de Cozinha de Demonstração, o XXXI Festival de Folclore São Pedro, a emissão do Programa da TVI “Somos Portugal”, o desfile das Marchas Populares, na Avenida de Santo António, o Concurso “Melhor Petisco” ou o Concurso “Melhor Decoração”.

A tradicional missa em honra de São Pedro, seguida de procissão, realiza-se no dia do padroeiro da vila (dia 29), na Igreja de São Pedro. A Missa Campal e Procissão de São Pedro e o habitual espetáculo de fogo de artifício encerram as festas.  Do cartaz musical destacam-se os nomes de Luís Trigacheiro, Rosinha, Nuno Ribeiro, Quinta do Bill, Sara Correia e Diogo Piçarra. Quanto aos artistas locais, vão atuar Dr. Cavalheiro, L.S.D., LF Music Alive, Zé Café e Guida, entre outros.

À semelhança das edições  anteriores, a programação das Festas de São Pedro conta ainda com a exposição auto, exposição de artesanato, comercial e industrial, vacada, atividades equestres, atividades de picadeiro, animação de rua, cantinho dos animais e passeios de Charrete. O evento tem a Rota do Lis como patrocinador principal.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Eborense Sandra Coelho conquista Mundial de clubes

Sandra Coelho sagrou-se campeã do mundo de clubes, este domingo, depois de ter ajudado as espanholas do Vila...

Ténis: Veteranos de todo o País destacaram-se no regresso de torneio ao CT Alcobaça

Filipe Sustelo (Clube Ténis de Setúbal), Dominika Goreka (Lisboa RC) e a dupla Patrícia Couto (CTP Brandão)/Catarina Ferreira...

Homem detido por tentativa de homicídio em Pataias

Um homem, de 30 anos, foi detido pela Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria,...

Seu Jorge dá concerto em Alcobaça em agosto

Seu Jorge está de regresso a Portugal e tem passagem marcada por Alcobaça no próximo dia 9 de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!