Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Festas de São Pedro “abrem” Central das Artes

Data:

Partilhar artigo:

Depois de dois anos de interregno, as emblemáticas Festas de São Pedro estão de regresso a Porto de Mós num formato pré-pandémico. A abertura do certame no dia 25 do próximo mês coincidirá com a inauguração da Central das Artes, espaço criado a partir da requalificação da antiga Central Termoelétrica, onde passará a funcionar o gabinete da Cultura do Município. 

Depois de dois anos de interregno, as emblemáticas Festas de São Pedro estão de regresso a Porto de Mós num formato pré-pandémico. A abertura do certame no dia 25 do próximo mês coincidirá com a inauguração da Central das Artes, espaço criado a partir da requalificação da antiga Central Termoelétrica, onde passará a funcionar o gabinete da Cultura do Município. 

Será também no novo edifício cultural que vai decorrer a cerimónia dos Prémios Dom Fuas, numa homenagem às empresas e aos empresários do concelho, e também uma exposição de escultura e pintura da autoria do portomosense Luís Amado e da madeirense Marta de Castro.

Região de Cister - Assine Já!

O programa foi apresentado pela Câmara de Porto de Mós numa conferência de imprensa, no Castelo, a que se seguiu de uma degustação de petiscos.  “As Festas de São Pedro fazem parte daquilo que é a tradição e as vivências do concelho de Porto de Mós. Retomamo-las com um espírito de realidade condicionada, mas valorizando a promoção daquilo que é nosso”, sublinhou o presidente da Câmara. “Estamos cá para abraçar este projeto comum que é o concelho de Porto de Mós e as suas festas, trazendo a cultura daqueles que a fazem cá e que representam o nosso concelho, como os ranchos folclóricos, as marchas populares, as concertinas da Barrenta, os cavaquinhos e os artistas locais”, acrescentou Jorge Vala, avançando que uma das homenageadas desta edição será  Amélia Ribeiro, que “fez história” com os seus coscorões, tão típicos do evento e que faleceu este ano.

Sob o lema “O nosso património”, o recinto das Festas de São Pedro será palco de várias atividades, até 3 de julho. Entre as iniciativas, consta a 5ª edição de Cozinha de Demonstração, o XXXI Festival de Folclore São Pedro, a emissão do Programa da TVI “Somos Portugal”, o desfile das Marchas Populares, na Avenida de Santo António, o Concurso “Melhor Petisco” ou o Concurso “Melhor Decoração”.

A tradicional missa em honra de São Pedro, seguida de procissão, realiza-se no dia do padroeiro da vila (dia 29), na Igreja de São Pedro. A Missa Campal e Procissão de São Pedro e o habitual espetáculo de fogo de artifício encerram as festas.  Do cartaz musical destacam-se os nomes de Luís Trigacheiro, Rosinha, Nuno Ribeiro, Quinta do Bill, Sara Correia e Diogo Piçarra. Quanto aos artistas locais, vão atuar Dr. Cavalheiro, L.S.D., LF Music Alive, Zé Café e Guida, entre outros.

À semelhança das edições  anteriores, a programação das Festas de São Pedro conta ainda com a exposição auto, exposição de artesanato, comercial e industrial, vacada, atividades equestres, atividades de picadeiro, animação de rua, cantinho dos animais e passeios de Charrete. O evento tem a Rota do Lis como patrocinador principal.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!