Quarta-feira, Agosto 10, 2022
Quarta-feira, Agosto 10, 2022

Luís Galinha fundou a U. Turquel há 40 anos

Data:

Partilhar artigo:

A U. Turquel comemora 40 anos desde a fundação e o REGIÃO DE CISTER, de forma a assinalar a data, convocou Luís Galinha, um dos fundadores do clube, em 1982, para recordar os primórdios do clube e abordar a evolução que se tem verificado ao longo do tempo.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

“As novas instalações no Campo Relva da Lagoa, com um piso sintético (há muito aguardado), com as bancadas… esta é a melhor prenda de aniversário que o clube podia ter”, enalteceu o antigo dirigente, de 85 anos, destacando que a U. Turquel é hoje um clube vocacionado para o futebol sénior, mas, sobretudo, para os escalões mais jovens.

“No primeiro ano inicíamos atividade logo com uma equipa sénior, com vários jogadores da zona, mas nos anos seguintes já tínhamos juniores, iniciados e infantis”, afiançou, relembrando como tudo começou.“Sempre estive ligado ao dirigismo e juntamente com mais amigos íamos falando de criar um clube em Turquel”, referiu o octogenário, natural da Moita do Poço, acrescentando que certo dia decidiu: “se voltarmos a falar na criação do clube, vamos avançar”.

Ora, dito e feito. Poucos dias depois “nascia” a União Desportiva de Turquel, um clube que nas últimas quatro décadas tem sido impulsionador de novos talentos da freguesia. Uns cumprem todos os escalões de formação no clube, outros saem, mas o mote é sempre o mesmo: contribuir para que os meninos e meninas que vestem a camisola do clube sejam bons jogadores, mas, e acima de tudo, pessoas com valores.E é essa a missão que tem deixado Luís Galinha muito satisfeito, até porque, como o próprio disse, a “humildade tem de ser o atributo principal”.

Além de ter sido um dos fundadores da U. Turquel, o legado de Luís Galinha estende-se também ao HC Turquel, clube que ajudou a fundar em 1964, e também à Associação de Patinagem de Santarém e Leiria. Ainda assim, e depois de tantos anos ligado ao desporto, o antigo empreiteiro, que esteve durante décadas nos órgãos sociais do clube, tem na U. Turquel um dos maiores amores da sua vida.

E sempre que possível, faz questão de ir apoiar as equipas ao Campo Relva da Lagoa. Que assim continue.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Casa com história: Oficina Vilela “cura” carros há quatro décadas e meia

Era um menino de 11 anos quando começou a dar serventia a pedreiros. O trabalho desde cedo afastou-o...

Cinco feridos após despiste de viatura que causou incêndio rural em Alfeizerão

Cinco pessoas ficaram feridas na sequência de um despiste de uma viatura, na tarde desta sexta-feira, na localidade...

Nazarena Raquel Libório eleita Best Face Teen Mundial 2022

Raquel Libório, natural da Nazaré, foi eleita Best Face Miss Teen Mundial 2022. A distinção da jovem nazarena, de...

Francesinhas à moda do Porto são a mais recente novidade em Turquel

O café/snack-bar “Mira-Serra”, em Turquel, tem um novo “sabor”. Tudo porque, há três meses, o espaço, agora com...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!