A iniciativa “Dias+Verdes”, levada a cabo pela Câmara de Alcobaça, entre os passados dias 19 e 22 de março, revelou-se um autêntico sucesso.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Das várias atividades que constavam do programa, o destaque maior vai para a campanha de recolha de papel. Segundo os dados divulgados pelo município, foram 4.600 quilos de papel recolhidos pelos serviços da autarquia, sendo que estas quase 5 toneladas superam largamente os números que tinham sido alcançados em 2022 (cerca de 4 toneladas). Em troca, refira-se, os munícipes receberam plantas.
A iniciativa, que decorreu na Estuda 2 do Parque Verde de Alcobaça, envolveu grande parte da comunidade e, como tal, o balanço feito pela autarquia é extremamente positivo. Algo que, de resto, fica bem patente nas declarações exclusivas do vereador do Ambiente e da Agricultura ao REGIÃO DE CISTER.
“A campanha, que decorreu junto à estufa pequena do Parque Verde, foi dirigida a todos os munícipes e teve grande adesão de toda a população, como de escolas, IPSS’s, famílias e empresas. Este ano recolhemos 4.600 quilos de papel, mais uma tonelada do que em 2022”, sublinhou Paulo Mateus.
Ainda de acordo com o vereador, “a Câmara de Alcobaça ficou extremamente satisfeita pela envolvência da comunidade neste projeto, que, recorde-se, envolveu também outras iniciativas, tais como a eco-caminhada do Vale da Ribeira do Mogo ao Parque Verde, no passado dia 19 de março, e na qual participaram 115 pessoas, bem como várias dinâmicas de educação ambiental para o público escolar, que se realizaram nos passados dias 20,21 e 22 de março e que abrangeram cerca de 400 alunos”.
Em jeito de conclusão, Paulo Mateus fez ainda questão de realçar que esta campanha teve também o condão de “manter a política de coesão territorial, sendo uma dinâmica que chegou a todas as freguesias”.
Este projeto levado a cabo pelo Município de Alcobaça acaba por reforçar a aposta feita pela autarquia relativamente às questões ambientais, uma política que, em 2021 – ainda não são conhecidos os dados de 2022 -, elevou Alcobaça aos patamares mais elevados nesta matéria. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística referentes ao ano de 2021, Alcobaça foi o concelho do Oeste e o 2.º do distrito de Leiria que mais investiu na área do ambiente, num montante superior a 5 milhões de euros.
Esse desígnio atribuído a Alcobaça foi recentemente sublinhado pelo presidente da autarquia, na apresentação desta campanha “Dias+Verdes”.
“Este é inegavelmente um fator de qualidade de vida e de felicidade que o nosso território tem vindo a evidenciar de forma perentória, não obstante todo o o trabalho que ainda teremos que desenvolver para reforço destes índices. A proteção e valorização do meio ambiente é uma responsabilidade e um compromisso de todos os munícipes”, salientou, a propósito e em nota pública, Hermínio Rodrigues.