Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

Rotunda do Matadouro escolhida para receber estátua dedicada à mulher nazarena

Data:

Partilhar artigo:

A rotunda do Matadouro, na Nazaré, foi a escolhida para receber a estátua dedicada à mulher nazarena, anunciou o município.

A Câmara tinha lançado um questionário online e presencial, entre os dias 1 e 15, para a escolha da melhor localização para a estátua na freguesia da Nazaré. É a primeira de três obras de arte a instalar nas entradas do concelho.

Com um total de 226 votos, a rotunda do Matadouro ficou à frente das opções rotunda do Sítio (211 votos), rotunda da Variante (135 votos), rotunda da Cerâmica (34 votos); Jardim da Cerâmica (33 votos) e Meia Laranja (28 votos).

Região de Cister - Assine já!

A estátua dedicada à mulher nazarena, em aço corten e com cerca de seis metros de altura, é da autoria do artista Bugalho Ferros. O monumento pretende “perpetuar a memória de uma figura inigualável que é a mulher nazarena e o seu inconfundível traje típico com o seu chapéu-de-borla, o lenço, o avental e as suas, mundialmente famosas, sete saias”, refere o autor, acrescentando que “a mulher nazarena tem mostrado ao longo dos tempos ser possuidora de acrescidas qualidades”.
“Lutadora incansável, desde os tempos mais remotos em que a vida da população da Nazaré dependia unicamente da faina do mar, quando o peixe chegava a terra transportavam, à cabeça, e iam vender, muitas vezes, porta a porta, chegando a terras tão distantes como a Benedita”, lembrou ainda o artista.

Além da estátua à mulher nazarena, serão instaladas outras duas obras de arte, da autoria do mesmo criativo, nas entradas do concelho nas freguesias de Valado dos Frades e de Famalicão.

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!