Terça-feira, Maio 30, 2023
Terça-feira, Maio 30, 2023

Adepto contesta proibição da Câmara em jogos do GDN

Data:

Partilhar artigo:

Há vários anos que o nazareno Joaquim Fidalgo mostra o apoio incondicional ao Grupo Desportivo Os Nazarenos (GDN) durante os jogos no estádio e em outras instalações desportivas municipais, com faixas motivacionais e música, mas o adepto foi agora formalmente impedido de o fazer.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

A proibição surgiu oficialmente depois de Joaquim Fidalgo ter pedido, por escrito, no início deste mês, autorização à Câmara, que se viu obrigada a cumprir a lei e indeferiu o pedido.

“Fui proibido pela Câmara Municipal da Nazaré de por as faixas de apoio e a coluna de música”, escreveu o adepto, numa nota pública em que pede “desculpa aos sócios, adeptos e simpatizantes”. Nas redes sociais, são várias as vozes de apoio a Joaquim Fidalgo.

Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, o vereador do Desporto refere que “é um comportamento que se arrasta”. A autarquia já tinha pedido ao adepto para não colocar as faixas na vedação, “que fica danificada”, como já tinha sucedido com as faixas dos patrocinadores, colocadas noutro local. A atitude de Joaquim Fidalgo, “que tentou agredir um funcionário da Câmara”, de acordo com Manuel António Sequeira, também não ajudou à causa. A mesma fonte explica que o munícipe “estava a invadir um espaço municipal, foi advertido” e terá tentado responder com violência.

Região de Cister - Assine já!

Joaquim Fidalgo não contesta que existiu uma altercação entre ele e um funcionário, que “falou de forma agressiva”, e ao qual o adepto respondeu com uma ameaça não concretizada. “Nunca lhe toquei”, garante Joaquim Fidalgo, que lamenta o episódio.

A par destas questões, há ainda o problema legal da música, que requer licença da Sociedade Portuguesa de Autores. Tratando-se de equipamentos municipais, o ónus é da Câmara, que afasta qualquer responsabilidade. “Alguém tem de pagar por aquelas músicas e não é a autarquia”, resume Manuel Sequeira. “Não temos nada contra o adepto, mas há limites legais”, refere o autarca.

Depois de ver o seu pedido indeferido pelos serviços camarários, Joaquim Fidalgo endereçou nova missiva à autarquia, na qual manifesta “tristeza e indignação” pelo sucedido. O munícipe lembra que as faixas de apoio – nas quais se leem frases como “Força Nazarenos”, “Nós acreditamos em vocês” – não devem ser comparadas a publicidade ou promoção de marcas comerciais, numa alusão ao artigo citado pela Câmara aquando do indeferimento (19.º do Regulamento de Gestão das Instalações Desportivas Municipais da Nazaré).

O Grupo Desportivo Nazarenos reagiu à polémica em comunicado, demarcando-se “em absoluto das várias iniciativas que Joaquim Fidalgo decidiu levar a cabo em protesto contra a proibição que recebeu”. A Direção do GDN apelida o episódio de “querela entre um munícipe e o município da Nazaré, à qual o clube é totalmente alheio, pelo que o uso do emblema do clube por parte do referido adepto nos seus panfletos de protesto é completamente abusiva, porque não autorizada”. A Direção do clube demarcou-se ainda da demonstração pública de apoio a Joaquim Fidalgo por parte de uma equipa de formação.

AD Footer

Artigos Relacionados

HC Turquel goleia Entroncamento e sela regresso à elite do hóquei em patins nacional

O HC Turquel goleou o Entroncamento (6-1), numa partida referente à 25.ª e penúltima jornada da Zona Sul...

Despiste rodoviário causa um ferido grave em Évora de Alcobaça

Um despiste rodoviário, ocorrido na tarde desta sexta-feira, na freguesia de Évora de Alcobaça, provocou ferimentos graves a...

HC Turquel: regresso à elite nacional à distância de 1 ponto

1 ponto (apenas 1!) na receção ao Entroncamento no próximo dia 27 de maio (21 horas) garante, de...

Physioclem investe em novas instalações em Alcobaça

Já estão abertas as portas da nova “casa” da Physioclem em Alcobaça, na mesma rua onde há mais...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!