O dispositivo de vigilância das praias do Norte, Nazaré e Salgado foi reforçado para esta época balnear, aumentando o número de nadadores-salvadores de 22 para 26 e acrescentando mais um posto de vigia a sul da praia da Nazaré.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O presidente da Associação de Nadadores-Salvadores da Nazaré destaca que esta é “a primeira vez que se regista a instalação deste equipamento destinado à assistência a banhistas e, também, o ano de estreia com um dispositivo desta dimensão“. Daniel Meco explica ainda que “a colocação de um novo posto mais a sul da praia da Nazaré é motivada pelo aumento do número de banhistas e pela maior proximidade de estacionamento a esta zona, o que resulta na necessidade de abranger uma extensão maior de areal”. O novo posto de vigia é suportado pela Câmara.
As praias do concelho da Nazaré contam agora com 22 nadadores-salvadores em exercício permanente (dois na Praia do Norte, 18 na Praia da Nazaré e dois na Praia do Salgado) e quatro de reserva durante toda a época balnear. “Com este reforço de vigilância na Praia da Nazaré, temos um nadador-salvador por cada 100 metros de areal entre a zona do peixe seco e o norte da praia“, acrescenta o responsável.
Desde o início desta época balnear, registam-se, até à data, cerca de uma dezena de salvamentos, um número que não é mais extenso devido ao trabalho preventivo dos nadadores-salvadores. “Todos os dias evitamos cerca de 200 a 300 situações de possível afogamento através de constantes alertas diretos aos banhistas. Temos ainda várias campanhas de sensibilização ativas, nas redes sociais e no terreno“, explica Daniel Meco.
O aumento da equipa de vigilância contraria as recentes dificuldades no recrutamento de nadadores-salvadores, situação que foi contornada na Nazaré com a ajuda de jovens estudantes. “Junho é um mês complicado, pois é época de exames e de muitas decisões académicas. Após o término do ano letivo, podemos felizmente contar com vários estudantes que são muito importantes na nossa equipa“, frisou Daniel Meco.
A Nazaré é uma das três praias em Portugal com vigilância ao longo de todo o ano. Apesar do aumento da equipa ter sido apenas para esta época balnear, seguem, segundo o presidente da Associação de Nadadores-Salvadores, diligências para acrescentar um elemento à atual equipa de cinco vigilantes que garantem a segurança da Praia da Nazaré ao longo do resto do ano.
Segundo Daniel Meco, nos últimos seis anos registaram-se dois acidentes mortais no mar das praias do concelho da Nazaré, ambos coincidentes com épocas onde as praias estavam sem vigilância. O reforço do dispositivo de segurança, assegurado pelo Município, Associação de Nadadores-Salvadores, Associação de banheiros Sol e Mar e concessionários à Deriva, Barra in bar e Bússola na Onda, inclui ainda mais veículos de apoio, nomeadamente carrinhas pick-up.