Abriu na passada terça-feira a fase de votação das propostas do Orçamento Participativo de Porto de Mós. Até 31 de outubro, os munícipes podem votar em duas das quatro propostas selecionadas, através do portal de participação disponível no site do Município, por SMS ou presencialmente nas assembleias participativas nas Juntas de Freguesia do concelho, em horário ainda a definir.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A construção de uma arena polidesportiva com arte urbana no centro de Mira de Aire é um dos projetos a votação desta edição. Segundo o proponente Dominique Santiago, o espaço, “próximo e acessível a todos”, terá a “capacidade de acolher várias modalidades como o futsal, o voleibol, basquetebol, entre muitas outras, podendo também receber grandes eventos nacionais”.
Já Vítor Raimundo propõe a instalação de um parque de merendas e de autocaravanas no Juncal. O projeto inclui a “criação de um passadiço ao longo do Rio da Azenha, culminando num miradouro sobre a represa, e um parque de merendas na zona do Castanhal”. A nova zona de lazer e recreio será composta por cinco mesas, duas pérgolas, dois grelhadores, quatro papeleiras, quatro parqueadores de bicicletas e zona de sombras, pode ler-se na proposta que contempla ainda a instalação de um parque de estacionamento para autocaravanas.
Por sua vez, Alexandre Inácio sugere a requalificação do arruamento do Centro Cultural e Recreativo D. Fuas, em Fonte do Oleiro, e da sua envolvente, assim como a reorganização da circulação rodoviária, de forma a “garantir a segurança de quem circula na via” e a “melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da população e dos seus utilizadores”, refere o proponente.
A requalificação da “Eira da Máquina” na entrada sul de Serro Ventoso é a quarta e última proposta da edição de 2023 do Orçamento Participativo de Porto de Mós. O projeto de Maria de Lurdes Neto prevê a construção de um parque verde e de lazer com valência de parque de merendas, cujo espaço inclua informação turística regional, mobiliário urbano para informação, WC com acesso a pessoas com mobilidade condicionada, parque de estacionamento para apoio a utilizadores dos percursos pedestres e parque de estacionamento para autocaravanas e pesados de passageiros.
O projeto mais votado será integrado na proposta de Orçamento Municipal e no Plano de Atividades do Município de Porto de Mós do próximo ano, com o compromisso de execução até dezembro.
Nesta edição, o valor atribuído ao projeto vencedor volta a ser de 75 mil euros. “Caso o projeto vencedor não atinja, no seu investimento total, o montante previsto do Orçamento Participativo do ano em questão, pode ser executado o segundo projeto mais votado, desde que a soma de ambos não ultrapasse o montante total destinado ao Orçamento Participativo”, avança a autarquia.
A proposta “Reabilitação da envolvência do campo de futebol”, na Calvaria de Cima, de Filipe Silva, foi a vencedora da edição do ano passado do Orçamento Participativo.