O festival “Ao Teatro! – José Carlos Saramago” está de regresso ao concelho de Alcobaça. Entre amanhã e o dia 14 do próximo mês, os Gambuzinos com 1 Pé de Fora propõem quatro peças de teatro e um concerto.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Depois de alguns anos, a música e os artistas internacionais voltam a estar presentes nesta edição”, avança a responsável pela companhia beneditense, em declarações ao REGIÃO DE CISTER. Outro dos destaques é a inauguração do palco José Carlos Saramago no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, adianta Sofia Serrazina, numa homenagem ao encenador, professor e impulsionador dos Gambuzinos com 1 Pé de Fora, que faleceu no ano passado. A cerimónia realiza-se no próximo dia 23, às 21 horas, e antecede a apresentação de “Kalash”, um ensaio crítico e iconográfico que aborda “o autoritarismo, o negacionismo, o extremismo religioso, o ódio, assassinato em massa e as diversas formas de apagamento, de aniquilamento e de silenciamento das vozes divergentes”, pelo coletivo Resiste, vindo do Brasil (na fotografia).
A noite de abertura do festival vai ser assinalada com a atuação de Manel Ferreira, guitarrista, compositor, cantautor e um dos vencedores do “European Guitar Award 2021” que apresenta no mesmo local, às 21:30 horas, um repertório que funde distintos estilos musicais, tais como o flamenco, o fado, a música latino-americana, a música portuguesa, a música clássica ou o jazz. Também na Benedita será apresentado, no dia 7 do próximo mês, o “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”, de Sara Barros Leitão. A produção parte da “criação do primeiro Sindicato do Serviço Doméstico em Portugal para contar a história do trabalho das mulheres, do seu poder de organização, reivindicação e mudança”. Ao Cine-teatro de Alcobaça chega pela mão da luso-brasileira Remo Produções o espetáculo “Ré.Medéia”, no dia 14 do próximo mês. A peça que está inserida na programação do Books & Movies é uma operação transcriativa realizada a partir da adaptação poética de Sophia de Mello Breyner para Medéia, tragédia na qual Eurípides reconta a história de uma das personagens mais terríveis e fascinantes da mitologia grega.
Outro dos espetáculos confirmados para esta 9.ª edição é “Júlio César”, criação teatral a partir de eventos da vida desta figura histórica, eternizada pelos grandes contadores de histórias, desde Plutarco a Shakespeare, que será apresentado pela companhia do Chapitô, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, com data ainda a definir.
Já a partir de amanhã, não vão faltar razões para ir ao teatro!