Segunda-feira, Setembro 25, 2023
Segunda-feira, Setembro 25, 2023

Música e artistas internacionais regressam ao festival “Ao Teatro!”

Data:

Partilhar artigo:

O festival “Ao Teatro! – José Carlos Saramago” está de regresso ao concelho de Alcobaça. Entre amanhã e o dia 14 do próximo mês, os Gambuzinos com 1 Pé de Fora propõem quatro peças de teatro e um concerto.

Este conteúdo é apenas para assinantes

Por favor, assine ou entre na sua conta para desbloquear este conteúdo.

“Depois de alguns anos, a música e os artistas internacionais voltam a estar presentes nesta edição”, avança a responsável pela companhia beneditense, em declarações ao REGIÃO DE CISTER. Outro dos destaques é a inauguração do palco José Carlos Saramago no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, adianta Sofia Serrazina, numa homenagem ao encenador, professor e impulsionador dos Gambuzinos com 1 Pé de Fora, que faleceu no ano passado. A cerimónia realiza-se no próximo dia 23, às 21 horas, e antecede a apresentação de “Kalash”, um ensaio crítico e iconográfico que aborda “o autoritarismo, o negacionismo, o extremismo religioso, o ódio, assassinato em massa e as diversas formas de apagamento, de aniquilamento e de silenciamento das vozes divergentes”, pelo coletivo Resiste, vindo do Brasil (na fotografia).

A noite de abertura do festival vai ser assinalada com a atuação de Manel Ferreira, guitarrista, compositor, cantautor e um dos vencedores do “European Guitar Award 2021” que apresenta no mesmo local, às 21:30 horas, um repertório que funde distintos estilos musicais, tais como o flamenco, o fado, a música latino-americana, a música portuguesa, a música clássica ou o jazz. Também na Benedita será apresentado, no dia 7 do próximo mês, o “Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa”, de Sara Barros Leitão. A produção parte da “criação do primeiro Sindicato do Serviço Doméstico em Portugal para contar a história do trabalho das mulheres, do seu poder de organização, reivindicação e mudança”. Ao Cine-teatro de Alcobaça chega pela mão da luso-brasileira Remo Produções o espetáculo “Ré.Medéia”, no dia 14 do próximo mês. A peça que está inserida na programação do Books & Movies é uma operação transcriativa realizada a partir da adaptação poética de Sophia de Mello Breyner para Medéia, tragédia na qual Eurípides reconta a história de uma das personagens mais terríveis e fascinantes da mitologia grega.

Outro dos espetáculos confirmados para esta 9.ª edição é “Júlio César”, criação teatral a partir de eventos da vida desta figura histórica, eternizada pelos grandes contadores de histórias, desde Plutarco a Shakespeare, que será apresentado pela companhia do Chapitô, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, com data ainda a definir.

Região de Cister - Assine Já!

Já a partir de amanhã, não vão faltar razões para ir ao teatro!

AD Footer

Artigos Relacionados

Jovem helitransportado para o hospital após despiste de velocípede na Vestiaria

Um jovem, de 22 anos, sofreu ferimentos grandes na sequência de um despiste do velocípede que conduzia. O...

Futebol: Ginásio entra no campeonato com pior derrota da história

Há dias verdadeiramente para esquecer. Que o diga o Ginásio, que este domingo, viveu um dos capítulos mais...

Bendita casa Nova!

Se há coisa que me dá prazer, é chegar a casa e seguir um cheirinho bom até à...

Técnico Sílvio Castanheiro fez 25 anos de carreira

Não são todos os anos que se comemoram 25 anos de carreira e, por isso, o técnico Sílvio...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!