O Beneditense venceu o dérbi do concelho de Alcobaça diante do Ginásio (3-2), em partida da 4.ª jornada da Divisão de Honra, disputada na tarde do passado domingo, em Alcobaça. E o resultado, construído com golos de Bruno Quitério, Diogo Lopes e Paulo Salvador, ajuda a explicar o arranque (antagónico) de campeonato de dois dos emblemas com mais pergaminhos no distrito de Leiria.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Os canarinhos somaram a terceira vitória em igual número de jogos (têm uma ronda em atraso) e almejam alcançar um registo histórico. É que, em caso de triunfos nas duas próximas jornadas (SL Marinha e Nazarenos), a formação liderada por Francisco Mota iguala a maior série de vitórias consecutivas do clube na Divisão de Honra. O anterior máximo, que foi, em simultâneo, o melhor arranque de sempre na competição, data de 2006/2007, temporada em que o técnico era Rui Agostinho e que marcou o regresso do clube aos distritais após década e meia nas competições de âmbito nacional.
Do lado do Ginásio, o cenário é completamente distinto, uma vez que a derrota no dérbi configura um dos piores arranques de campeonato de sempre na Divisão de Honra. Os azuis, atualmente liderados por Leandro Santos, nunca chegaram à 4.ª jornada com um registo de três derrotas e apenas uma vitória. Este registo tem apenas paralelo – ainda que seja mais negativo – com o que se verificou em 2014/2015 e 2019/2020, quando os ginasistas averbaram duas derrotas, um empate e uma vitória. Em 2019/2020, de resto, o Ginásio somou apenas 4 pontos até à 7.ª jornada.
A primeira oportunidade para mudar o rumo dos acontecimentos é na casa do… líder Guiense (domingo, às 15 horas), única equipa que, até à data, venceu as quatro rondas.
SL Marinha de Walter Estrela trava registo histórico do Nazarenos
O Nazarenos chegou à Marinha Grande, no passado domingo, com um claro objetivo: ampliar o arranque de época 100% vitorioso, que estabeleceria também um novo recorde do clube no presente século. Contudo, houve um nazareno que ajudou a impedir esse registo. É que os alvinegros não foram além de um empate diante do SL Marinha (2-2), conjunto que é treinado pelo… nazareno Walter Estrela. Dessa forma, o Nazarenos apenas igualou a época 2008/2009, em que triunfou por três vezes e empatou outra até à 4.ª jornada.