A Oonify, empresa sediada na Nazaré, está de parabéns depois de ter arrecadado o Grande Prémio da Competição Nacional do Art&Tur, Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu no passado fim de semana em Caldas da Rainha, com o filme “Nazaré – Maior do que a vida”.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A produção da empresa, que foi uma encomenda da Câmara da Nazaré, mostra a multiplicidade de experiências que se podem usufruir na Nazaré. O trabalho desenvolvido pela Oonify arrecadou ainda o 1.º prémio em “Inovação em Turismo”, o 2.º prémio na categoria “Destino – Cidades” e o 2.º prémio na categoria “Desporto e Lazer”.
“Está cumprido um dos objetivos do desafio lançado à Oonify, para a realização de um vídeo promocional do concelho candidato ao reconhecimento de festivais da especialidade”, destaca o presidente da Câmara. A autarquia quis “apostar na inovação na sua promoção, que, até à data, era feita internamente ao nível do vídeo”. “Espero que seja o primeiro mais prémios, nomeadamente fora do país, porque estamos a candidatá-lo ao reconhecimento internacional, através da sua presença em festivais para estes conteúdos. Este é, desde já, um momento muito importante para o município porque reuniu, em cerca de três minutos e meio, o que nos caracteriza e diferencia no meio da enorme oferta de destinos turísticos de praia e património”, acrescentou Walter Chicharro. Em nota de imprensa, o município explica que o vídeo recorre a bibliografia da antiguidade e a frases imortalizadas por escritores clássicos, “ilustrando o saber dos grandes teóricos com as imagens de marca do concelho, levando o recetor, através da voz do conhecido ator, natural da Nazaré, Graciano Dias, numa viagem pelas paisagens e símbolos identificativos da Nazaré, que o mundo foi conhecendo, nos últimos anos, com as ondas grandes da Praia do Norte e a sua visualização a partir do imponente Forte de São Miguel Arcanjo”.
Com a ação a começar e a terminar no mar, o trabalho mostra o orgulho pelo traje das 7 saias, pelas tradições, pelas origens e linguagem pitoresca, pela devoção a Nossa Senhora da Nazaré, passando pelo património, natureza e atividades que fazem do território um destino de férias para famílias, bem como “para os grandes eventos de desportos de praia das chancelas internacionais e um dos palcos principais da promoção do país, como seguro, de temperaturas agradáveis e contrastes culturais fascinantes, mas unido na sua portugalidade”.
Citado na mesma nota de imprensa, o CEO da Oonify destaca que o projeto “deu um gosto especial desenvolver”, sobretudo por se tratar de um vídeo que mostra “um pouco do muito que a Nazaré tem para oferecer” a quem a visita. “Este era o nosso sonho na Oonify e realizou-se: ganhar o grande prémio de melhor filme de turismo em Portugal com a nossa Nazaré” destacou Joaquim Henriques. A agência de marketing digital conquistou ainda o 1.º prémio na categoria “Destinos Turísticos: Regiões”, com o vídeo “Lagoa de Óbidos: A Meeting with Nature”, produzido para os Municípios de Óbidos e Caldas da Rainha.
Durante os quatro dias do festival, foram exibidos 82 filmes que integraram a shortlist da competição. Os finalistas foram selecionados entre os 262 filmes, de 47 países, que se inscreveram e que foram avaliados pelo júri, constituído por 43 jurados.