Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Ministra da Coesão Territorial “apadrinhou” inauguração do Centro Escolar de Alfeizerão

Data:

Partilhar artigo:

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, apadrinhou a inauguração oficial do Centro Escolar de Alfeizerão, que decorreu na tarde desta quarta-feira.

Na cerimónia, que juntou centenas de pessoas na instituição de ensino, estiveram os autarcas locais, os diretores de todos os agrupamentos de escolas do concelho de Alcobaça, assim como Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e Rui Xavier, arquiteto responsável pela empreitada.

“A nossa visão é garantir a coesão territorial através da igualdade de oportunidades de aprendizagem para as nossas crianças e jovens, de cada uma das freguesias, assegurando, para tal, as melhores condições para todos. Trabalhamos para que todo o concelho de Alcobaça fique servido das mais modernas infraestruturas de ensino e de formação”, disse na ocasião o presidente da Câmara de Alcobaça [Hermínio Rodrigues].

Região de Cister - Assine já!

Já Ana Abrunhosa relembrou “a luta que todos os dias temos de travar pelos nossos direitos. Não há maior contributo para a liberdade do que a educação e o sentido de comunidade. É o que sinto hoje aqui em Alfeizerão; um verdadeiro espírito de comunidade. Espero que os vossos filhos saiam daqui crianças felizes e capazes de dar passos decisivos para o seu futuro e para a sua liberdade”, discursou.

Acrescente-se que a inauguração simbólica da infraestrutura – composta por mais de 9 mil m2 de área requalificada, 8 salas de aula, campo de jogos, pátio de recreio, biblioteca e com capacidade para 192 alunos – decorreu esta quarta-feira, apesar do Centro Escolar já estar em funcionamento desde abril de 2023.

A empreitada para o Centro Escolar de Alfeizerão teve um orçamento cofinanciado de 2,5 milhões de euros (programa Centro 2020) – a autarquia suportou um investimento superior a 1 milhão de euros -, tornando-se no quinto centro escolar construído no âmbito da Carta Educativa do Município de Alcobaça e juntando-se aos de Alcobaça, Benedita, Cela e Turquel.

(leia toda a reportagem na edição impressa do REGIÃO DE CISTER deste dia 18)

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!