Sexta-feira, Julho 12, 2024
Sexta-feira, Julho 12, 2024

Ministra da Coesão Territorial “apadrinhou” inauguração do Centro Escolar de Alfeizerão

Data:

Partilhar artigo:

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, apadrinhou a inauguração oficial do Centro Escolar de Alfeizerão, que decorreu na tarde desta quarta-feira.

Na cerimónia, que juntou centenas de pessoas na instituição de ensino, estiveram os autarcas locais, os diretores de todos os agrupamentos de escolas do concelho de Alcobaça, assim como Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e Rui Xavier, arquiteto responsável pela empreitada.

“A nossa visão é garantir a coesão territorial através da igualdade de oportunidades de aprendizagem para as nossas crianças e jovens, de cada uma das freguesias, assegurando, para tal, as melhores condições para todos. Trabalhamos para que todo o concelho de Alcobaça fique servido das mais modernas infraestruturas de ensino e de formação”, disse na ocasião o presidente da Câmara de Alcobaça [Hermínio Rodrigues].

Região de Cister - Assine Já!

Já Ana Abrunhosa relembrou “a luta que todos os dias temos de travar pelos nossos direitos. Não há maior contributo para a liberdade do que a educação e o sentido de comunidade. É o que sinto hoje aqui em Alfeizerão; um verdadeiro espírito de comunidade. Espero que os vossos filhos saiam daqui crianças felizes e capazes de dar passos decisivos para o seu futuro e para a sua liberdade”, discursou.

Acrescente-se que a inauguração simbólica da infraestrutura – composta por mais de 9 mil m2 de área requalificada, 8 salas de aula, campo de jogos, pátio de recreio, biblioteca e com capacidade para 192 alunos – decorreu esta quarta-feira, apesar do Centro Escolar já estar em funcionamento desde abril de 2023.

A empreitada para o Centro Escolar de Alfeizerão teve um orçamento cofinanciado de 2,5 milhões de euros (programa Centro 2020) – a autarquia suportou um investimento superior a 1 milhão de euros -, tornando-se no quinto centro escolar construído no âmbito da Carta Educativa do Município de Alcobaça e juntando-se aos de Alcobaça, Benedita, Cela e Turquel.

(leia toda a reportagem na edição impressa do REGIÃO DE CISTER deste dia 18)

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Obras de arte em pedra evocam Salgueiro Maia

As instalações da MVC – Portuguese Limestones serviram de palco a uma sentida homenagem a Salgueiro Maia, na...

Futebo de praia: Sótão goleia e mantém registo 100% vitorioso na elite

É certo que já tem presença confirmada, pelo segundo ano consecutivo, na fase decisiva da Divisão de Elite....

Futebol: U. Turquel volta às competições seniores da AF Leiria 14 anos depois

Em 2010, jogava-se num pelado em Turquel, e as infraestruturas não eram o que são hoje. A formação...

Fotógrafo Jorge Prata expõe “Imagens de Cores” no Mosteiro da Batalha

A galeria instalada na antiga cozinha medieval do Mosteiro da Batalha recebe, até final do mês, a exposição...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!