A requalificação da Casa dos Calados, no Juncal, vai ser financiada pelo Programa Operacional Regional do Centro, Eixo Prioritário Competitividade e Internacionalização da Economia Regional (COMPETIR), através do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER), no valor de 1,5 milhões de euros.
A aprovação da candidatura foi anunciada pelo presidente da Câmara de Porto de Mós, na última reunião descentralizada do executivo municipal, que decorreu na passada quinta-feira, na sede da Junta de Porto de Mós.
O projeto representa um investimento de cerca de 2 milhões de euros, correspondendo a 85% a comparticipação do apoio financeiro da União Europeia.
“Esta é uma notícia extraordinária para o município, sublinhou, na ocasião Jorge Vala, lembrando que a obra “foi totalmente suportada pela tesouraria da autarquia”.
“Este é um sinal de que, fazendo obras e avançando com os projetos, podemos ser contemplados com apoios desta dimensão que é significativa para o Município de Porto de Mós, pois corresponde a mais de 15% daquilo que é o total habitual de despesas de investimento”, destacou o social-democrata, adiantando que o milhão e meio financiado vai ser destinado “a despesas de investimento para reforçar obras que estarão subfinanciadas”, às quais a Câmara pretende “dar continuidade para melhorar as condições de vida do concelho de Porto de Mós”.
As obras de requalificação da Casa dos Calados tiveram início em março de 2022. Prevê-se que o espaço seja inaugurado no primeiro semestre deste ano.