O salão da Junta de Freguesia de Évora de Alcobaça está a ser alvo de uma intervenção, que ficará concluída a tempo das eleições legislativas, marcadas para o próximo dia 10 de março. A premência da realização da obra tem a ver, também, com o facto de aquele ser o espaço onde são instaladas as urnas de votos e da vontade da autarquia de manter aquele salão como epicentro do ato eleitoral.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A reestruturação “estava pensada em 2023”, mas “por um conjunto de circunstâncias, entre as quais a falta de material”, foi necessário “adiar a obra”. “Depois disso, e quando já estava tudo pronto para seguirmos o nosso plano, surgiu a situação da queda do Governo e a marcação de eleições antecipadas, o que nos obrigou a acelerar o processo para que esteja tudo em conformidade no dia 10 de março”, explicou, a propósito, Fernando Azeitona.
A obra em curso vai comportar um investimento de algumas dezenas de milhares de euros aos cofres da Junta de Évora de Alcobaça, intervenção que é explicada pelo autarca: “Estamos a falar de uma verba que poderá ser de 25 a 30 mil euros. O que estamos a fazer é colocação de um novo pavimento e de um novo teto no salão.”
Uma vez concluída a obra, ficará tudo pronto para as eleições que se aproximam. “Garantidamente que o espaço será, como habitualmente, uma das assembleias de voto de Évora de Alcobaça”, assegurou Fernando Azeitona, recordando também que os outros dois locais de voto na freguesia continuarão a ser no Casal da Charneca e nas Fragosas.
Perspetivando já o futuro, mais concretamente o pós-eleições legistativas, Fernando Azeitona olha para esta obra como mais um passo importante para o contínuo desenvolvimento da sede da Junta a que preside.
“Claro que, depois das eleições, continuaremos a ter no salão um espaço de excelência e ainda mais moderno. Estamos a falar de uma área de cerca de 110 metros quadrados e que servirá, obviamente, para vários eventos destinados à população. Podemos, no fundo, designá-lo de auditório”, assevera ainda Fernando Azeitona, que cumpre o segundo mandato à frente do executivo.
Sendo uma das freguesias mais representativas do concelho, a sede da Junta de Évora de Alcobaça procura primar, também, pela qualidade dos serviços que oferece à população. E não só aos fregueses, mas também às populações de freguesias próximas que se deslocam a Évora de Alcobaça para tratar de burocracias. Essa ideia é reforçada por Fernando Azeitona, que não esconde o orgulho por ver a sede da Junta a que preside com uma dinâmica assinalável.
“Além da secretaria, naturalmente, que está sempre pronta para todas as solicitações dos nossos fregueses, temos também um posto de correios e um espaço do cidadão que serve os interesses de pessoas de outras freguesias”, concluiu o autarca eleito pelo PS.