O cónego Paulo Franco foi apontado, recentemente, como futuro bispo, mas o beneditense não confirma a eventual nomeação pelo Vaticano. Contudo, a notícia, que foi avançada pelo jornal “Nascer do SOL”, é, segundo o próprio, “especulativa”.
Em 2023, Paulo Franco foi nomeado Presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia, cargo que exerce desde setembro do ano passado, Paulo Franco tem 51 anos e nasceu na Benedita, tendo sido ordenado em setembro de 1997, no Mosteiro de Alcobaça. Ao longo do percurso eclesiástico, o sacerdote tem estado ligado às mais variadas áreas administrativas da Igreja. É pároco do Parque das Nações, em Lisboa, desde 2005, tendo sido, nesse ano, nomeado diretor do Secretariado de Ação Pastoral do Patriarcado de Lisboa. Desde 2017, é cónego do Cabido da Sé de Lisboa e desempenha o cargo de vigário da Vigararia Lisboa II. Em 2020, assumiu funções de Juiz Diocesano do Tribunal Eclesiástico do Patriarcado de Lisboa. Na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), integrou a direção Logística do Comité Organizador Local da JMJ Lisboa 2023.
Caso se confirme a nomeação, Paulo Franco vai tornar-se no terceiro bispo de Alcobaça, depois de D. António de Campos – que nasceu em Alcobaça no 1904 e foi bispo auxiliar de Lisboa entre 1954 e 1969 –, e de D. José Traquina, que foi nomeado bispo auxiliar de Lisboa em 2014. Três anos depois, o presbítero natural de Évora de Alcobaça, que celebrou 70 anos recentemente, foi nomeado bispo de Santarém.