Sábado, Fevereiro 14, 2026
Sábado, Fevereiro 14, 2026

Paulo Franco apontado como futuro bispo

Data:

Partilhar artigo:

O cónego Paulo Franco foi apontado, recentemente, como futuro bispo, mas o beneditense não confirma a eventual nomeação pelo Vaticano. Contudo, a notícia, que foi avançada pelo jornal “Nascer do SOL”, é, segundo o próprio, “especulativa”.

Em 2023, Paulo Franco foi nomeado Presidente do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia, cargo que exerce desde setembro do ano passado, Paulo Franco tem 51 anos e nasceu na Benedita, tendo sido ordenado em setembro de 1997, no Mosteiro de Alcobaça. Ao longo do percurso eclesiástico, o sacerdote tem estado ligado às mais variadas áreas administrativas da Igreja. É pároco do Parque das Nações, em Lisboa, desde 2005, tendo sido, nesse ano, nomeado diretor do Secretariado de Ação Pastoral do Patriarcado de Lisboa. Desde 2017, é cónego do Cabido da Sé de Lisboa e desempenha o cargo de vigário da Vigararia Lisboa II. Em 2020, assumiu funções de Juiz Diocesano do Tribunal Eclesiástico do Patriarcado de Lisboa. Na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), integrou a direção Logística do Comité Organizador Local da JMJ Lisboa 2023.

Caso se confirme a nomeação, Paulo Franco vai tornar-se no terceiro bispo de Alcobaça, depois de D. António de Campos – que nasceu em Alcobaça no 1904 e foi bispo auxiliar de Lisboa entre 1954 e 1969 –, e de D. José Traquina, que foi nomeado bispo auxiliar de Lisboa em 2014. Três anos depois, o presbítero natural de Évora de Alcobaça, que celebrou 70 anos recentemente, foi nomeado bispo de Santarém.

Região de Cister - Assine Já!

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Primeira Página

Artigos Relacionados

Mau tempo obriga ao corte de várias vias no concelho de Alcobaça

O mau tempo que se faz sentir no concelho de Alcobaça tem provocado constrangimentos na circulação rodoviária, levando...

Avenida Bernardino Lopes Oliveira encerrada ao trânsito devido ao aluimento de terras e queda de árvores

A Avenida Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, está encerrada ao trânsito devido ao aluimento de terras e...

Autogestão

É impossível ignorar a sensação de que a sociedade civil está sozinha neste país. Tem sido sintomático. É...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!