Decorreu no Centro de Congresso de Aveiro, nos dias 19 e 20 de janeiro, o 1.º Congresso Nacional e Mostra de Cidades e Vilas de Cerâmica. O evento promovido pela Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas (AptCVC) contou com a presença do município de Alcobaça, que é membro fundador. Participaram também os restantes 28 municípios que integram a AptCVC.
O presidente da Câmara de Alcobaça e atual vice-presidente da Direção da AptCVC reitera a convicção que “Alcobaça é um dos expoentes máximos do setor português da cerâmica”. Hermínio Rodrigues reconheceu também a importância do trabalho feito pelo tecido empresarial do concelho no setor. “As nossas empresas são de dimensão internacional e contribuem decisivamente para a criação de emprego e riqueza no nosso território”, frisou o autarca alcobacense.
Entre os dias 16 e 20 de setembro de 2024, Alcobaça será a anfitriã do 51.º Congresso da Academia Internacional de Cerâmica (AIC), em parceria com o Município das Caldas da Rainha (cujo programa não foi ainda divulgado). Nas palavras de Hermínio Rodrigues, a organização daquele evento será mais uma oportunidade para afirmar a excelência da cerâmica do concelho.