A tradição dos bailes de Carnaval no Clube Desportivo Pataiense (CDP) tem várias décadas e é muito anterior aos desfiles organizados na vila, mas este ano, pela primeira vez, os bailes mudam de palco para o Largo Comendador Joaquim Matias.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Na praça central de Pataias será instalada uma tenda gigante, uma iniciativa da Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara de Alcobaça, que surge depois de a Direção do CDP ter anunciado a impossibilidade de realizar os bailes na sede da coletividade por questões de segurança.
Em causa estão as condições deterioradas do telhado do clube, uma situação que, aliás, tem vindo a agravar-se nos últimos anos.
Sem previsão de bailes nas noites de Carnaval, o assunto foi abordado na última sessão da Assembleia de Freguesia pela eleita do PS Catarina Oliveira, que lembrou o peso da tradição do Carnaval na vila e questionou o executivo de Valter Ribeiro sobre o assunto.
Depois de alguma pressão da comunidade, a Junta avançou para a opção da tenda, depois de garantir o apoio da Câmara. “Havia necessidade de arranjar soluções para a animação, principalmente noturna, para os todos os foliões do Carnaval de Pataias”, explica, em declarações ao REGIÃO DE CISTER, Dário Moleiro, do executivo, lembrando que “só a desfilar temos 700 crianças, mais 100 seniores à sexta e mais de 1.000 foliões nos corsos da Cocapa de terça e domingo”.
O autarca explica ainda que as noites do clube eram complementadas pelos bares da zona, mas o ano passado um fechou, o que limita ainda mais as respostas de animação noturna na União de Freguesias de Pataias e Martingança.
A decisão foi encarada pelo executivo como “difícil e ponderada”. Estava a ser equacionada desde meados de dezembro “com algumas dificuldades de concretizar alguns aspetos por questões de tempo”.
O cartaz está, de resto, a ser finalizado e foi pensado “com a preocupação de ter prata da casa” a atuar no Carnaval de Pataias, queeste ano assinala 25 anos de desfiles organizados pela mão da Comissão Organizadora do Carnaval de Pataias (Cocapa).
Haverá bailes e matinés de sábado, 10 de fevereiro, a terça-feira, dia 13, sendo que sábado e segunda os bailes são com os Tropa Macaca e diversos djs locais. No domingo e terça haverá matinés, de entrada gratuita, com djs locais.
As entradas serão pagas, com valor reduzido, num processo gerido pela Associação dos Bombeiros Voluntários de Pataias. A pulseira para os dias todos custará 5 euros e do dia será vendida a 3 euros. Os foliões que desfilam nos corsos terão direito a desconto.
A UFPM prevê gastar cerca de 20 mil euros com a iniciativa, valor suportado em parte pela Câmara de Alcobaça, “que acedeu a esta necessidade de termos mais animação noturna”, como explica Dário Moleiro, que adianta que a tenda “poderá ter capacidade para 1.000 ou 1.250 pessoas”. Nos dias do Entrudo, uma empresa de segurança vai controlar as entradas, saídas e segurança no interior do recinto, garante ainda a Junta.
O executivo da UFPM reconhece que os bailes estão enraizados na cultura local. “A tradição dos bailes e dos bares criou uma marca já muito antiga na dinâmica do Carnaval em Pataias, que traz foliões de toda a região”, pelo que “a Junta não poderia estar alheia a este facto”.
Por outro lado, “o Carnaval organizado em Pataias, pela Cocapa, que faz este ano 25 anos, é um dos de referência a nível nacional com a diferença que a organização não é de uma autarquia, o que permite ter orçamentos bem maiores que o de Pataias”. O elogio do autarca, que também integra a Direção da Cocapa, vai para “o carisma diferente” do Carnaval na vila, onde “a prata da casa faz acontecer tudo”. O Carnaval de Pataias “é um evento que promove o bem estar da comunidade e permite agitar a economia” e é “de paixão”, refere o elemento do executivo, que acredita que para o ano estarão reunidas as condições para “voltar ao circuito normal”.