Quarta-feira, Abril 24, 2024
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Concelhos de Alcobaça e Nazaré contabilizam 93 idosos sinalizados

Data:

Partilhar artigo:

Os concelhos de Alcobaça e da Nazaré, que integram a área de abrangência da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Destacamento Territorial de Caldas da Rainha da GNR, contabilizavam – aquando do término da operação Censos Sénior 2023 (em outubro do ano passado) – 93 idosos sinalizados, dos quais 84 no município de Alcobaça e nove no município da Nazaré.

O concelho de Alcobaça era, até, o concelho com mais idosos sinalizados a sul do distrito de Leiria, superando Caldas da Rainha, que surge logo de seguida. Ainda assim, explica também a GNR, o número de casos no concelho é justificado pela extensa área do mesmo, bem como pela sua especificidade geográfica, onde existem várias localidades de características marcadamente rurais.

O programa de acompanhamento aos idosos em contextos vulneráveis começa nos 65 anos, mas, de acordo com os dados do Destacamento Territorial da GNR de Caldas da Rainha, o idoso mais novo tem 72 anos. Já o mais velho, já soprou as velas do aniversário por 98 ocasiões. No que a visitas diz respeito, a equipa daquela secção realizou, na totalidade da área de abrangência, 2.183 visitas domicilárias em 2023, tendo levado a cabo 679 no concelho de Alcobaça e 69 na área territorial do município da Nazaré.

Região de Cister - Assine Já!

Cada visita tem a duração mínima de 10 minutos, existindo algumas que, por outros motivos, poderão demorar cerca de hora e meia. Mas o trabalho desenvolvido pela equipa da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do Destacamento Territorial da GNR de Caldas da Rainha, composta por quatro elementos, não é apenas efetuado nas residências dos idosos sinalizados.

É que, além disso, a secção organiza diversas iniciativas para abordar o tema (os conselhos que devem ser seguidos, as abordagens que devem ter perante uma situação de eventual burla, entre outros), nas instalações de diferentes entidades daquelas freguesias. Nomeadamente, auditório das juntas de freguesias, assim como em espaços das universidades seniores da região.

Em 2023, a título de exemplo, o Destacamento Territorial de Caldas da Rainha da GNR levou a cabo 40 ações em salas de aula, ações essas que chegaram a quase mil idosos (887). Nos concelhos de Alcobaça e da Nazaré, refira-se, foram realizadas 13 ações em espaços públicos (10 no primeiro e três no segundo), chegando a quase três centenas de idosos (284).

A intenção da autoridade, de resto, é continuar a divulgar a problemática, apelando para que, no caso de ter conhecimento de algum idoso em contexto vulnerável, possa indicá-lo à GNR e, a partir daí, seja iniciado o acompanhamento devido a que cada idoso tem direito.

Dispositivo e-Guard garante teleassistência aos grupos de idosos

O dispositivo e-Guard trata-se de um sistema de teleassistência aos idosos sinalizados por residirem em contextos vulneráveis, em que, através de um dispositivo eletrónico ligado ao portal da e-Guard, as autoridades conseguem ter informação imediata sobre algum tipo de eventualidade ou percalço. Em caso de necessidade de socorro, os idosos têm apenas de acionar um botão de pânico sendo que a informação chegará, de imediato, à GNR da referida zona.

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Primeira Página

Artigos Relacionados

Hóquei: HC Turquel despromovido ao segundo escalão

O cenário para ainda garantir a permanência antecipava-se de extrema dificuldade, mas a verdade é que veio a...

O pintor que fez da cerâmica e da azulejaria uma “tela” da vida

Foi de pincel na mão que Luís Sacadura desenhou o trajeto de uma vida particularmente preenchida. Disputado pelas...

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!