Francisco Matos, de 13 anos, foi eleito o jovem autarca de Porto de Mós. Com 83 votos, o aluno do 7.º ano da Escola Secundária de Porto de Mós vai assumir uma participação ativa nas decisões políticas e vai, deste modo, ser responsável por gerir um orçamento de 5 mil euros durante o próximo ano.
Este conteúdo é apenas para assinantes
Dotar parques infantis com equipamentos para pessoas portadoras de deficiência, promover encontros intergeracionais e o acolhimento para animais são as medidas que o jovem pretende implementar no concelho ao longo do seu mandato.
Ao “líder” do executivo vão juntar-se Diogo Salgueiro, de 14 anos, aluno do 7.º ano do Instituto Educativo do Juncal, e Joana Carvalho, de 11 anos, aluna do 5.º ano da Escola Básica Dr. Manuel de Oliveira Perpétua, que irão desempenhar as funções de vereadores.
Com 71 votos, Diogo Salgueiro pretende organizar provas de atletismo e de ciclismo solidárias, colocar bicicletas públicas no concelho e criar um parque de diversões adaptado à mobilidade reduzida.
Por sua vez, Joana Carvalho, que teve 64 votos, propõe a criação de um laboratório móvel com jogos, assim como a dinamização de atividades para jovens no castelo e na Central das Artes.
O processo de votação decorreu no passado dia 12, nas escolas do concelho.
“Este ano o balanço é muito positivo uma vez que tivemos 50 jovens a participar, o que significa que este é um projeto que com o decorrer do tempo está a motivar cada vez mais jovens despertando o interesse pela participação cívica, o que vai de encontro ao nosso objetivo com este projeto educativo”, sublinha a vereadora da Educação da Câmara de Porto de Mós, Telma Cruz, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.
Após a tomada de posse, cuja data vai ser ainda revelada pela Câmara, o executivo jovem de Porto de Mós irá participar em diversos eventos do Município, como é o caso das Comemorações do 25 de Abril, da Homenagem à Mulher, da Gala da Educação e do Desporto ou das Festas de São Pedro. Os três jovens eleitos participarão também em uma reunião de câmara e no dia aberto com o presidente e os vereadores do Município. Está ainda prevista a realização de uma assembleia jovem para este ano.
Segundo a autarquia de Porto de Mós, o programa “Jovem Autarca” é um projeto educativo que tem como principais objetivos “potenciar a participação cívica dos jovens, valorizando as suas opiniões e perspetivas para o futuro do concelho”, e, por outro lado, “promover competências comunicacionais interpessoais e de liderança, que capacitam os jovens no que refere à atenção, preocupação e intervenção comunitária efetiva e eficaz”.