O Externato D. Fuas Roupinho, na Nazaré, pode vir a receber, num futuro próximo, o projeto do clube de Proteção Civil do concelho.
A iniciativa, que está integrada no programa “Programa Nazaré + Sensibilizada, Nazaré + Protegida do Serviço Municipal de Proteção Civil”, foi apresentada à Assembleia Pedagógica daquele referido estabelecimento de ensino e, dessa forma, ali poderá vir a nascer o primeiro grupo deste género no concelho da Nazaré.
Segundo uma nota pública emitida pela Câmara da Nazaré, o projeto “inscreve-se no programa de sensibilização pública da Autoridade Nacional de Proteção Civil/ANPC e destina-se a proporcionar recursos informativos e formativos que contribuam para a aquisição de competências específicas”. Nesse sentido, lê-se ainda na mesma missiva, “a Escola constitui um fator de integração na sociedade e vetor de formação de cidadãos, intervenientes e responsáveis”, algo que reforça a ideia da importância deste tipo de aproximação à comunidade escolar.
Por parte do Externato D. Fuas Roupinho, a recetividade é total, uma vez que os responsáveis da escola entendem que “é neste contexto que se inscreve a educação para a segurança e prevenção de riscos como elemento fundamental na construção de uma cultura de segurança”.
Já a Proteção Civil adianta que “o universo escolar constitui o território preferencial de intervenção”, até “pelos efeitos multiplicadores nas futuras gerações”.